Domingo, 14 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Programa Geração de Emprego e Renda reinicia atividades


 
Uma solenidade, na tarde desta segunda-feira, 21, marcou o reinicio das atividades do Programa Geração de Emprego e Renda em Vilhena. O evento aconteceu nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (Semas).

De acordo com a coordenação do CRAS, mais de 200 pessoas compareceram à cerimônia de reabertura do programa, que só em 2010 lançou no mercado de trabalho 438 novos profissionais dos 523 inscritos. Para este ano, a previsão é que as inscrições alcancem um número superior à 600 candidatos aos curso de Corte e Costura, Manicure e Pedicure, Depilação, Artesanato, Pintura em Tela e em Tecido, Bordado, Crochê, Informática e outros. Alguns cursos já começaram e outros encerraram as inscrições, como é o caso do curso de Informática, devido a grande procura.

O programa dá oportunidades de cursos profissionalizantes gratuitos à população de baixa renda e este ano conta com a parceria do Sebrae que estará auxiliando e orientando os cursistas a se tornarem empreendedores individuais. “Na verdade, essa parceria é uma continuidade da proposta do programa que tem como meta gerar emprego e renda. Quem freqüenta os cursos e conclui se torna dono do seu próprio negócio. Muitos proprietários dos salões de beleza são profissionais que saíram daqui”, destacou a primeira dama e secretária da Semas, Lizangela Rover.

O gerente regional do Sebrae, Rangel Miranda, durante a solenidade falou sobre a importância da sustentabilidade no mercado de trabalho e reforçou a parceria com a Prefeitura. “O papel do Sebrae é de auxiliar e orientar o novo empreendedor na gestão do seu negócio. Daqui mais uns meses, todos vocês estarão aptos a trabalhar por conta própria ou terão um negócio informal e será nessa hora que o Sebrae entra para ajudar a conquistarem seus direitos através de todas as orientações necessárias que um empreendedor precisa”, salientou o gerente.

Ainda há vagas, apesar de parte dos cursos do Geração de Emprego e Renda já terem iniciado. Os interessados devem fazer suas inscrições no CRAS, no horário da manhã e tarde. Os cursos são ministrados no CRAS, Roda Moinho, Igreja N.S. das Graças (setor 06), Igreja Santo Expedito (setor 19), São José e Vila Operária.

No final da solenidade, Lizangela anunciou que um dos projetos do prefeito Zé Rover é a construção de um salão comunitário para que os novos profissionais da área de Corte de Cabelo, Manicure e Pedicure pratiquem suas habilidades e ganhando a própria renda familiar.

Fonte: Ribamar Araújo

 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Rua do Hexa terá telão gigante, shows e espaço instagramável para estreia do Brasil

Está tudo pronto para a grande festa da torcida brasileira em Porto Velho. Neste sábado (13), a Seleção Brasileira entra em campo para sua estreia na

Centro histórico de Porto Velho se transforma em palco de cores, torcida e celebração

Centro histórico de Porto Velho se transforma em palco de cores, torcida e celebração

Quem passa pelo cruzamento das avenidas Farquar e Sete de Setembro já percebe que o clima da Copa do Mundo de 2026 começou a tomar conta de Porto Velh

Aeroporto José Coleto em Ji-Paraná terá novo Terminal de Passageiros

Aeroporto José Coleto em Ji-Paraná terá novo Terminal de Passageiros

O governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), apresenta um avanço significativo para const

Classificados em processo seletivo em Ji-Paraná têm até o dia 19 de junho para apresentar documentos

Classificados em processo seletivo em Ji-Paraná têm até o dia 19 de junho para apresentar documentos

Segue até 19 de junho o prazo para os candidatos classificados no Processo Seletivo Simplificado (PSS), aberto em abril de 2026, apresentarem os doc

Gente de Opinião Domingo, 14 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)