Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Programa Geração de Emprego e Renda reinicia atividades


 
Uma solenidade, na tarde desta segunda-feira, 21, marcou o reinicio das atividades do Programa Geração de Emprego e Renda em Vilhena. O evento aconteceu nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (Semas).

De acordo com a coordenação do CRAS, mais de 200 pessoas compareceram à cerimônia de reabertura do programa, que só em 2010 lançou no mercado de trabalho 438 novos profissionais dos 523 inscritos. Para este ano, a previsão é que as inscrições alcancem um número superior à 600 candidatos aos curso de Corte e Costura, Manicure e Pedicure, Depilação, Artesanato, Pintura em Tela e em Tecido, Bordado, Crochê, Informática e outros. Alguns cursos já começaram e outros encerraram as inscrições, como é o caso do curso de Informática, devido a grande procura.

O programa dá oportunidades de cursos profissionalizantes gratuitos à população de baixa renda e este ano conta com a parceria do Sebrae que estará auxiliando e orientando os cursistas a se tornarem empreendedores individuais. “Na verdade, essa parceria é uma continuidade da proposta do programa que tem como meta gerar emprego e renda. Quem freqüenta os cursos e conclui se torna dono do seu próprio negócio. Muitos proprietários dos salões de beleza são profissionais que saíram daqui”, destacou a primeira dama e secretária da Semas, Lizangela Rover.

O gerente regional do Sebrae, Rangel Miranda, durante a solenidade falou sobre a importância da sustentabilidade no mercado de trabalho e reforçou a parceria com a Prefeitura. “O papel do Sebrae é de auxiliar e orientar o novo empreendedor na gestão do seu negócio. Daqui mais uns meses, todos vocês estarão aptos a trabalhar por conta própria ou terão um negócio informal e será nessa hora que o Sebrae entra para ajudar a conquistarem seus direitos através de todas as orientações necessárias que um empreendedor precisa”, salientou o gerente.

Ainda há vagas, apesar de parte dos cursos do Geração de Emprego e Renda já terem iniciado. Os interessados devem fazer suas inscrições no CRAS, no horário da manhã e tarde. Os cursos são ministrados no CRAS, Roda Moinho, Igreja N.S. das Graças (setor 06), Igreja Santo Expedito (setor 19), São José e Vila Operária.

No final da solenidade, Lizangela anunciou que um dos projetos do prefeito Zé Rover é a construção de um salão comunitário para que os novos profissionais da área de Corte de Cabelo, Manicure e Pedicure pratiquem suas habilidades e ganhando a própria renda familiar.

Fonte: Ribamar Araújo

 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)