Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Programa de Aquisição Alimentar em Vilhena


“Esse programa será vantajoso para atender as necessidades das associações rurais, cooperativas e,  principalmente, do pequeno produtor”, essa afirmativa é do produtor agrícola Risomar  Nunes , que participou, na manhã desta sexta-feira (13), do lançamento do Programa de Aquisição  de Alimentos  (PAA) no município de Vilhena.  A solenidade aconteceu no Centro de tradições Gaúchas (CTG). 

O programa irá atender todos os seis municípios do Cone Sul do estado, tendo o investimento de R$ 1 milhão. “Hoje estou aqui em Vilhena para realizar um ato que gosto de fazer, que e investir na agricultura familiar. Quando fui prefeito de Ariquemes implantei esse programa, e passei a comprar para as escola os alimentos dos produtores”,  explica o governador Confúcio Moura.

Durante a solenidade, o govenador também mostrou alguns produtos que são feitos pelas agroindústrias  em Vilhena, onde foi implantada 21 unidades. “Quando assumir o governo não tinha agroindústrias regularizadas e a nossa meta era implantar 800 agroindústrias em todo o estado, agora vamos avançar com mil. Assim o produtor ficará satisfeito vendo o seu produto  exporto em mercado, pois na embalagem vai todas os dados da mercadoria e o nome da empresa”, esclarece o governador.

Na oportunidade, Confúcio disse que, em breve,irá retornar em Vilhena para entregar para os proprietários das chácaras o Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Esse cadastro é como se fosse uma Carteira de Identidade, o dono terá uma imagem da sua propriedade com todos os dados da terra. O cadastro irá ajudar o produtor a conseguir financiamento”.

Para finalizar o discurso, o governador disse que está mexendo em Rondônia e levando incentivo para a agricultura. “Eu quero ajudar Rondônia a crescer, pois somos um Estado forte”.

 “O governador é amigo do produtor rural. A Emater e a Seagri estão trabalhando muito para beneficiar o homem do campo”, explica o secretário adjunto da Emater, Francisco Mende de Sá.

Segundo o secretario de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, o PAA já foi implantado em Porto Velho e São Miguel. “No estado serão investidos na agricultura familiar, por meio do PAA, R$ 12 milhões, recursos que serão injetados diretamente no campo para 51 municípios. Ariquemes, por ter sido pioneiro no programa, é o único que ficará de fora. É dessa maneira que estamos fortalecendo agricultura familiar”.

Para o prefeito de Vilhena, José Rover, os agricultores são o braço direito do Estado. “Esse programa é de grande relevância  para Vilhena, principalmente para as escolas. Além de incentivar o homem do campo a produzir masi”.

O agricultor Geraldo da Silva, morador da Linha Pato Branco, está satisfeito com o lançamento do programa. “Tenho certeza que será o programa de grande interesse para nós agricultores que iremos vender mais produtos, evitando que ele fique parado, pois teremos mais opção de comprador”.

Beneficio

Durante a solenidade o governador Confúcio Moura entregou dois computadores para o escritório local da Secretario de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), para ajudar no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que leva aproximadamente quarenta minutos para realizar o cadastro de cada produtor.

Na ocasião, Confúcio entregou para o diretor da Cooperativa Mista-Agro-Industrial de Vilhena (Coopervil), Vinicius Paiva da Silva, o documento do  Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Trabalhamos com fabricação de ração, produção mista e controle de cigarrinha. Esse documento nos autoriza a poder exportar para o mundo as nossas mercadorias, com aprovação do Ministério da Agricultura”, disse o diretor da Cooperativa.

Fonte: Elaine Barbosa / Decom
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç