Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Professora e alunas da escola Jandinei Cella, de Ji-Paraná, recebem homenagem em Brasília pelo desempenho na educação


 Professora e alunas da escola Jandinei Cella, de Ji-Paraná, recebem homenagem em Brasília pelo desempenho na educação - Gente de Opinião

Enquanto Ji-Paraná comemorava, em momentos cívicos nas escolas, a Semana da Pátria, quatro ilustres cidadãs embarcavam rumo à Brasília/DF para representar o Município levando na bagagem muito orgulho para todos os ji-paranaenses. A professora Vanessa Nogueira, representando a diretora Jane Teresinha Acco, e mais três alunas da Escola Jandinei Cella participaram do evento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) para diretores e alunos do 5º ao 9º ano de escolas públicas de todo o País que foram destaques na educação nos últimos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O evento aconteceu no último dia 4, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. A professora Vanessa Nogueira e as alunas Maria Eduarda Sores Ribeiro, Rakelly Santiago Gomes e Gabriela Tapiola Lutek, as três do 5º ano, representaram Rondônia no evento.

Ao todo, 60 estudantes, do 5º ao 9º ano, receberam a homenagem pelos bons rendimentos obtidos ao longo do ano. Os 20 diretores ou seus representantes também receberam o reconhecimento por suas gestões, garantindo os melhores resultados no último IDEB.

O prêmio “Destaques da Educação Fundamental” foi entregue pelo ministro da Educação Abraham Weintraub ao diretores e alunos destaques.

De acordo com o ministro, o prêmio mostrou a capacidade que a educação tem de transformar realidades.

“Os estudantes não conseguem nada sozinhos. A gente tem que trabalhar como um time para o Brasil ser o melhor país da América do Sul em educação. Nosso desafio é que vocês, estudantes que estão aqui, não sejam exceção e, sim, regra”, afirmou Weintraub.

Além do recebimento do certificado pelas mãos do próprio ministro, a professora e as alunas ji-paranaenses ainda participaram de dois tours, um pelos principais pontos turísticos da cidade e outro ao Palácio do Planalto, visitando, inclusive, a Sala Presidencial.

Os alunos gostaram muito. Disseram que a emoção foi muito grande por estar entre os melhores do país e por conhecerem Brasília, uma cidade tão linda. Eu também fiquei muito emocionada e agradecida à nossa diretora (Jane Acco), que abriu mão da viajem para prestigiar uma professora da escola. Foi um exemplo de democracia e respeito aos professores”, explicou Vanessa.

Sobre o sorriso no rosto de cada participante do evento, o ministro Weintraub argumentou: “Sabe o que é essa sensação que vocês estão tendo? Sensação de vitória. Vocês todos aqui são campeões. Vocês são os melhores do Brasil este ano. Isso se chama mérito. E quem tem mérito tem que ser premiado e que seja a primeira vez de muitos anos”.

 

Prêmio

Os alunos e diretores homenageados pelo prêmio Destaques da Educação Fundamental são oriundos de 15 estados e 19 municípios de todas as regiões do País, sendo um diretor e três alunos de cada escola. São contemplados quatro colégios por região, nas seguintes categorias:

maior IDEB na última avaliação para os anos iniciais (5º ano);

maiorIDEB na última avaliação para os anos finais (9º ano);

maior aumento nos resultados do IDEB em anos iniciais (5º ano);

maior aumento nos resultados do IDEB em anos finais (9º ano).

Mais Sobre Municípios

Jogos indígenas de Cacoal será realizado neste fim de semana

Jogos indígenas de Cacoal será realizado neste fim de semana

A edição de 2019 dos Jogos Indígenas, realizada pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec), com o apoio

Porto Velho - Prefeito faz lançamento do Fórum Amazônia + 21

Porto Velho - Prefeito faz lançamento do Fórum Amazônia + 21

O prefeito Hildon Chaves lançou na manhã desta (10) o Fórum Amazônia + 21, no Memorial Marechal Rondon, durante o evento aconteceu apresentação da Cia

Rolim de Moura - Desfile Cívico de 7 setembro encanta público e arranca elogios

Rolim de Moura - Desfile Cívico de 7 setembro encanta público e arranca elogios

Após resgatar o desfile alusivo ao Dia da Independência, 7 de setembro, no ano de 2017, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria

Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio

Pit Stop chama atenção da população sobre a prevenção ao suicídio

Alertar a população sobre a prevenção ao suicídio foi o principal objetivo do Pit Stop realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal d