Terça-feira, 3 de junho de 2014 - 18h01
A inauguração da nova usina de calcário em Pimenta Bueno, neste sábado (31), reuniu diversas autoridades e principalmente produtores rurais dos mais diversos municípios e regiões de Rondônia. Produtores que fizeram questão de ressaltar a admiração e a satisfação com a nova usina.
“Este é um grande passo para o Estado de Rondônia e para a agricultura, pois além de aumentar a produção vai oferecer um calcário de qualidade para atender o estado inteiro. Eu faço questão de dizer que o governo está de parabéns por esta iniciativa e por toda a ajuda que tem oferecido aos pequenos produtores”, enfatizou Terezinha Kramer, presidente da Associação de Chacareiros do Guaporé/Urucumacuã (entrada de Chupinguaia). Apesar da distância, mais de 150 quilômetros, Dona Terezinha e o esposo Dari Valdir fizeram questão de prestigiar a inauguração da nova usina.
Já o presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Bráz da Silva Neto (Tuta Café) considera a nova usina a solução para o desenvolvimento da agricultura em Rondônia. “Esta usina vai resolver a situação do estado, principalmente o café que é a bandeira que estamos defendendo. O ex-governador Jorge Teixeira marcou a historia do estado ao inaugurar uma usina de calcário que à época era suficiente e hoje o governador Confúcio Moura dá um novo rumo ao setor produtivo de Rondônia ao inaugurar uma usina moderna, que aumentará e muito a produção e que levará o calcário ao alcance de todos”.
Por sua vez, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Presidente Médici, Sidnei de Santana, classificou a nova usina como um incentivo para os produtores. Esta usina está muito bonita, a estrutura é ótima e estamos todos bastante animados, pois era algo que a gente precisava. Vamos ter acesso mais fácil ao calcário e calcário de qualidade. Esta usina é uma forma do governo incentivar os agricultores em suas produções”.
Em seu discurso durante a solenidade de inauguração da usina, o presidente da Câmara de Vereadores de Pimenta Bueno, Paulo Adail, falou do benefício que a nova usina trará aos produtores de Rondônia. “Quem ganha com esta usina, são todos os cidadãos que produzem. Esta usina é para aqueles que trabalham, que dedicam suas vidas à produção. Esta uma iniciativa que enaltece o trabalho do governador Confúcio Moura, pois ele esta investindo no estado. Agora teremos calcário de Rondônia suficiente para todos”, destacou.
Animado com o calcário rondoniense, o pecuarista Nehemias Kruger enfatizou os benefício que a nova usina trará aos produtores. “Eu já precisei de calcário e não tive como adquirir por causa da dificuldade. Agora essa usina vai melhorar muito a vida da gente. É calcário perto do produtor, o preço vai ser bom e a qualidade mais ainda. Outra coisa boa é a qualidade da estrada que está boa demais”.
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo
A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)