Terça-feira, 4 de setembro de 2007 - 21h30
Os produtores rurais de Ariquemes estão dispostos a investir na produção de pinhão manso, para fins de produção de biodiesel. Esta foi uma das conclusões a que chegaram os presidentes das associações rurais que participaram nesta segunda-feira (03) de uma reunião para discutir o assunto.
Estiveram presentes à reunião, além dos agricultores, o prefeito Confúcio Moura, o gerente regional da Emater João Abílio Diniz, o engenheiro agrônomo Jorge Jacomeli, da Emarc, o secretário municipal da Agricultura, Vitório Higuti, o chefe de gabinete, Clovis José de Souza.
Na reunião foi apresentada a proposta para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Pinhão Manso no Estado de Rondônia, através da empresa Amazon Bio, do Grupo Eucatur de Ji-Paraná.
Os responsáveis pela usina de biodiesel estiveram no município apresentando o interesse da Amazon Bio em adquirir a matéria-prima proveniente da agricultura familiar, para que possa obter o sêlo de combustível social e assim comercializá-lo, conforme regulamentação da ANP Agência Nacional do Petróleo.
Na opinião do prefeito Confúcio Moura, esta proposta de parceria já é um reflexo do I Encontro Intermunicipal de Biodiesel realizado pela Prefeitura de Ariquemes, em junho deste ano. "Estamos dando seqüência a este projeto, incluindo a agricultura familiar nesse agronegócio energético do futuro", enfatiza.
Também para o secretário de Agricultura do município, Vitório Higuti, a reunião teve um resultado produtivo. "Os agricultores, até este momento, viam a produção de pinhão manso como um segmento longe da nossa realidade e hoje podemos arregaçar as mangas e começar a plantar que temos comercialização garantida com esta parceria".
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)