Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Produção de pinhão manso para indústria de biodiesel


Os produtores rurais de Ariquemes estão dispostos a investir na produção de pinhão manso, para fins de produção de biodiesel. Esta foi uma das conclusões a que chegaram os presidentes das associações rurais que participaram nesta segunda-feira (03) de uma reunião para discutir o assunto.

Estiveram presentes à reunião, além dos agricultores,  o prefeito Confúcio Moura, o gerente regional da Emater João Abílio Diniz, o engenheiro agrônomo Jorge Jacomeli, da Emarc, o secretário municipal da Agricultura, Vitório  Higuti, o chefe de gabinete, Clovis José de Souza.

Na reunião foi apresentada a proposta para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Pinhão Manso no Estado de Rondônia, através da empresa Amazon Bio, do Grupo Eucatur de Ji-Paraná.

Os responsáveis pela usina de biodiesel estiveram no município apresentando o interesse da Amazon Bio em adquirir a matéria-prima proveniente da agricultura familiar, para que possa obter o sêlo de combustível social e assim comercializá-lo, conforme regulamentação da ANP – Agência Nacional do Petróleo.

Na opinião do prefeito Confúcio Moura, esta proposta de parceria já é um reflexo do I Encontro Intermunicipal de Biodiesel realizado pela Prefeitura de Ariquemes, em junho deste ano. "Estamos dando seqüência a este projeto, incluindo a agricultura familiar nesse agronegócio energético do futuro", enfatiza.

Também para o secretário de Agricultura do município, Vitório Higuti, a reunião teve um resultado  produtivo. "Os agricultores, até este momento, viam a produção de pinhão manso como um segmento longe da nossa realidade e hoje podemos arregaçar as mangas e começar a plantar que temos comercialização garantida com esta parceria".

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)