Quinta-feira, 18 de abril de 2013 - 12h01
Considerado problema histórico na região do distrito de União Bandeirantes, a subida da “Serra da 101” está sendo rebaixada pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER). As máquinas do Departamento trabalham no local há cerca de 20 dias e ainda levam outros 40 dias para concluir o corte do morro. A serra recebeu este nome em referência à Linha 101 (estrada de acesso de União Bandeirantes à BR-364).
Além do corte do morro, o DER eliminará a principal curva da serra, afirma o diretor-geral do DER, engenheiro Lucio Mosquini. O diretor afirma que o rebaixamento da “Serra da 101” foi compromisso do governador Confúcio Moura com a comunidade local, durante o lançamento da pavimentação urbana na localidade, em outubro do ano passado.
Na ocasião, Confúcio também se comprometeu em construir uma ponte de madeira sobre o rio Contra, 65 metros, a qual está finalizada. “O governo da cooperação está presente em todos os municípios. Até nos distritos mais distante. Os compromissos foram firmados e o governo está trabalhando para cumpri-los”, destaca Mosquini.
O pecuarista João Alecio de Lima Korilo, 56 anos, chegou à região de União Bandeirantes no ano de 1987, mais de dez anos antes início da formação do distrito, pertencente a Porto Velho e distante 160 km do perímetro urbano da Capital. O pecuarista reside na Linha 31 de março com a esposa, Emilce, e os filhos Victor e Álvaro, respectivamente com 16 e 17 anos.
Um dos fundadores do distrito, Korilo relata que a “Serra da 101” sempre foi considerado um problema para a região, haja vista que a subida à serra é bastante elevada, o que tem causado inúmeros acidentes.
“Chegamos a fazer desvios para sair da “Serra da 101”. É um sonho ver as máquinas trabalhando aqui para rebaixar o morro. Meu irmão tem um trator e frequentemente é acionado para prestar socorro a motoristas que não conseguem subir a serra”, afirma João Alécio Korilo.
Fonte: Decom / Nilson Nascimento
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)