Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

PRÓ-PEIXE EM ARIQUEMES



Os produtores de peixe e investidores da área de piscicultura em Ariquemes e região terão uma boa notícia a partir deste final de semana. O governador Ivo Cassol e o deputado Tiziu Jidalias, lançam neste sábado, às 10 horas, no espaço ao lado da Feira Municipal de Ariquemes, o Pró-peixe. O programa desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural/RO (Emater), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Sedes), consiste em incentivar a criação de peixes em cativeiro nas pequenas propriedades rurais.

Na oportunidade, o Governo do Estado, entrega ainda: três ambulâncias aos municípios de Rio Crespo, Alto Paraíso e Monte Negro; tanques de resfriamento de leite para Associações de Produtores Rurais do município e região; além de maquinários para o programa de agroindústria de Ariquemes na ordem de R$ 250 mil.

Também participam da solenidade de lançamento: o secretário executivo regional do Governo do Estado, Edson Jorge Ker; representantes de Cooperativas; Frigoríficos; demais lideranças políticas locais e regionais; autoridades municipais e estaduais; representantes de entidades de classe; empresários; e Associações de Moradores.

Conquista

A conquista do Pró-peixe para o município é do deputado estadual, Tiziu Jidalias, líder do Governo na Assembléia Legislativa do Estado. “Conseguir que Ariquemes seja uma das beneficiadas pelo programa é mais uma vitória da população e o cumprimento de mais acordo firmado ainda em campanha”, ressalta o deputado.

Ele defende que, hoje, esse é um dos programas mais importantes implantados pelo Governo do Estado, pois atende as necessidades dos pequenos produtores do Estado, que, além de receberem incentivo para a produção do peixe, ainda podem dar a importância devida ao segmento na construção de um desenvolvimento auto-sustentável. “Esse tipo de programa tem contribuído de maneira eficiente para o desenvolvimento da agricultura em Rondônia, pois o Brasil detém 13% de água doce do mundo e um enorme potencial para o desenvolvimento da Aqüicultura. Por conta disso, precisamos valorizar cada vez mais o trabalho desenvolvido pelos nossos pequenos produtores rurais”, complementa Tiziu.

Pólo da piscicultura

Segundo a Cooperativa dos Produtores de Peixe Ariquemes, o município é o Pólo da Piscicultura de Rondônia e destaque em toda região Norte do Brasil. A cidade tem ainda, o primeiro Laboratório de Alevinos do Estado (tanques experimentais) e um frigorífico com capacidade de abater, limpar e armazenar, 4 toneladas/dia. Até o final deste ano, as metas são ousadas: dobrar a produção de peixes em Ariquemes, passando de 2.300 para 5 mil toneladas/ano.

Com a parceria com o Governo do Estado através do Pró-peixe, as expectativas dos produtores estão mais próximas de acontecer, já que vai proporcionar o crescimento e valorizar ainda mais as agroindústrias do município e região, uma vez que após aderir ao programa, cada propriedade terá condições de gerar emprego e renda para comunidade local. Também por intermédio do Pró-peixe, Ariquemes vai receber retroescavadeiras para a construção dos tanques de criação e operadores para as máquinas. A contrapartida do produtor é fornecer o combustível para a execução dos trabalhos. Ao ser beneficiado com o programa, cada produtor poderá ser beneficiado com até 30 horas/máquinas. Os agricultores de Ariquemes e região, interessados em participar do programa podem obter mais informações sobre o programa nos escritórios da Emater.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)