Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

PRÓ-PEIXE EM ARIQUEMES



Os produtores de peixe e investidores da área de piscicultura em Ariquemes e região terão uma boa notícia a partir deste final de semana. O governador Ivo Cassol e o deputado Tiziu Jidalias, lançam neste sábado, às 10 horas, no espaço ao lado da Feira Municipal de Ariquemes, o Pró-peixe. O programa desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural/RO (Emater), e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (Sedes), consiste em incentivar a criação de peixes em cativeiro nas pequenas propriedades rurais.

Na oportunidade, o Governo do Estado, entrega ainda: três ambulâncias aos municípios de Rio Crespo, Alto Paraíso e Monte Negro; tanques de resfriamento de leite para Associações de Produtores Rurais do município e região; além de maquinários para o programa de agroindústria de Ariquemes na ordem de R$ 250 mil.

Também participam da solenidade de lançamento: o secretário executivo regional do Governo do Estado, Edson Jorge Ker; representantes de Cooperativas; Frigoríficos; demais lideranças políticas locais e regionais; autoridades municipais e estaduais; representantes de entidades de classe; empresários; e Associações de Moradores.

Conquista

A conquista do Pró-peixe para o município é do deputado estadual, Tiziu Jidalias, líder do Governo na Assembléia Legislativa do Estado. “Conseguir que Ariquemes seja uma das beneficiadas pelo programa é mais uma vitória da população e o cumprimento de mais acordo firmado ainda em campanha”, ressalta o deputado.

Ele defende que, hoje, esse é um dos programas mais importantes implantados pelo Governo do Estado, pois atende as necessidades dos pequenos produtores do Estado, que, além de receberem incentivo para a produção do peixe, ainda podem dar a importância devida ao segmento na construção de um desenvolvimento auto-sustentável. “Esse tipo de programa tem contribuído de maneira eficiente para o desenvolvimento da agricultura em Rondônia, pois o Brasil detém 13% de água doce do mundo e um enorme potencial para o desenvolvimento da Aqüicultura. Por conta disso, precisamos valorizar cada vez mais o trabalho desenvolvido pelos nossos pequenos produtores rurais”, complementa Tiziu.

Pólo da piscicultura

Segundo a Cooperativa dos Produtores de Peixe Ariquemes, o município é o Pólo da Piscicultura de Rondônia e destaque em toda região Norte do Brasil. A cidade tem ainda, o primeiro Laboratório de Alevinos do Estado (tanques experimentais) e um frigorífico com capacidade de abater, limpar e armazenar, 4 toneladas/dia. Até o final deste ano, as metas são ousadas: dobrar a produção de peixes em Ariquemes, passando de 2.300 para 5 mil toneladas/ano.

Com a parceria com o Governo do Estado através do Pró-peixe, as expectativas dos produtores estão mais próximas de acontecer, já que vai proporcionar o crescimento e valorizar ainda mais as agroindústrias do município e região, uma vez que após aderir ao programa, cada propriedade terá condições de gerar emprego e renda para comunidade local. Também por intermédio do Pró-peixe, Ariquemes vai receber retroescavadeiras para a construção dos tanques de criação e operadores para as máquinas. A contrapartida do produtor é fornecer o combustível para a execução dos trabalhos. Ao ser beneficiado com o programa, cada produtor poderá ser beneficiado com até 30 horas/máquinas. Os agricultores de Ariquemes e região, interessados em participar do programa podem obter mais informações sobre o programa nos escritórios da Emater.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce