Segunda-feira, 10 de maio de 2010 - 12h04
O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes participou na sexta-feira, 7, do I Debate Acadêmico Estadual sobre Prevenção e Combate à Corrupção, ocorrido na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná - UNIJIPA, a 430 km da capital rondoniense, Porto Velho. O evento contou também com a participação de representantes do Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Polícia Federal e Controladoria Geral da União.
Cássio Sbarzi Guedes falou para acadêmicos dos cursos de administração de empresas, ciências contábeis, pedagogia e membros da população. O Presidente do TJ RO elogiou a iniciativa da instituição, principalmente por envolver alunos e representantes da sociedade civil. "Ao receber o convite confirmei imediatamente a participação, pois sou um lutador contra a corrupção que infelizmente existe nas diversas instâncias públicas do país".
Para Cássio Sbarzi, aquilo que não era punido antes, agora é tratado com bastante rigor, inclusive no próprio judiciário. "O TJ RO possui uma corregedoria muito forte que tem por objetivo punir qualquer ato de corrupção. Todas as denúncias que chegam até nós são averiguadas. Caso os fatos sejam verdadeiras agimos com rigor, independentemente de quem seja, funcionário ou magistrado. Recentemente um juiz foi aposentado compulsoriamente, em razão da sua conduta", disse o representante máximo do Poder Judiciário Estadual.
O Presidente do TJ RO falou ainda que o Conselho Nacional de Justiça vem tomando medidas enérgicas para combater esse mal, principalmente no tocante a aposentadoria de magistrados envolvido com corrupção. "Esse procedimento tem sido positivo, porém, como disse durante um evento ocorrido aqui mesmo nesta cidade, sou contra a punição de aposentadoria compulsória para magistrado que participou de corrupção. Na minha opinião, o salário que continua sendo pago pelo povo deveria ser estirpado definitivamente".
Cássio Sbarzi concluiu sua fala dizendo que uma das principais armas para combater a corrupção é a educação. "Durante todo o ano de 2009, em parceria com a OAB-RO fizemos palestras nas escolas na área do ensino fundamental, explicando aos alunos sobre direitos e cidadania. Também tenho dito nas palestras que o povo não tem que votar por votar e sim selecionar o seu candidato, principalmente aquele que possua ficha limpa".
Fonte: Ascom TJRO
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização
Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)