Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Presidente do TJRO participa do I Debate Acadêmico Estadual Combate à Corrupção



O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes participou na sexta-feira, 7, do I Debate Acadêmico Estadual sobre Prevenção e Combate à Corrupção, ocorrido na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná - UNIJIPA, a 430 km da capital rondoniense, Porto Velho. O evento contou também com a participação de representantes do Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, Polícia Federal e Controladoria Geral da União.

Cássio Sbarzi Guedes falou para acadêmicos dos cursos de administração de empresas, ciências contábeis, pedagogia e membros da população. O Presidente do TJ RO elogiou a iniciativa da instituição, principalmente por envolver alunos e representantes da sociedade civil. "Ao receber o convite confirmei imediatamente a participação, pois sou um lutador contra a corrupção que infelizmente existe nas diversas instâncias públicas do país".

Para Cássio Sbarzi, aquilo que não era punido antes, agora é tratado com bastante rigor, inclusive no próprio judiciário. "O TJ RO possui uma corregedoria muito forte que tem por objetivo punir qualquer ato de corrupção. Todas as denúncias que chegam até nós são averiguadas. Caso os fatos sejam verdadeiras agimos com rigor, independentemente de quem seja, funcionário ou magistrado. Recentemente um juiz foi aposentado compulsoriamente, em razão da sua conduta", disse o representante máximo do Poder Judiciário Estadual.

O Presidente do TJ RO falou ainda que o Conselho Nacional de Justiça vem tomando medidas enérgicas para combater esse mal, principalmente no tocante a aposentadoria de magistrados envolvido com corrupção. "Esse procedimento tem sido positivo, porém, como disse durante um evento ocorrido aqui mesmo nesta cidade, sou contra a punição de aposentadoria compulsória para magistrado que participou de corrupção. Na minha opinião, o salário que continua sendo pago pelo povo deveria ser estirpado definitivamente".

Cássio Sbarzi concluiu sua fala dizendo que uma das principais armas para combater a corrupção é a educação. "Durante todo o ano de 2009, em parceria com a OAB-RO fizemos palestras nas escolas na área do ensino fundamental, explicando aos alunos sobre direitos e cidadania. Também tenho dito nas palestras que o povo não tem que votar por votar e sim selecionar o seu candidato, principalmente aquele que possua ficha limpa".

Fonte: Ascom TJRO
 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)