Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Presidente do TCE realiza vistoria às obras da Regional de Cacoal



O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, juntamente com o ouvidor, conselheiro Francisco Carvalho da Silva, fizeram, nesta sexta-feira (9), uma vistoria nas obras da Secretaria Regional de Controle Externo de Cacoal.

Além dos conselheiros, também visitaram a construção o prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, e a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Planejamento, ocasião em que falaram sobre o projeto paisagístico para embelezar a obra e a cidade de Cacoal. “Queremos ter o Tribunal perto da gente para fazermos tudo conforme a lei determina. O apoio do Tribunal é essencial para o bom andamento da nossa administração”, disse o prefeito.

Pela velocidade com que as obras estão sendo feitas, o presidente José Gomes acredita que o prédio esteja concluído e pronto para ser inaugurado até o final do ano. “Assim como já está acontecendo em Vilhena, onde inauguramos a Secretaria Regional em maio, pretendemos disponibilizar os serviços do Tribunal de Contas o mais rápido possível para Cacoal e os municípios do seu entorno”, disse.

O conselheiro José Gomes falou também da segurança e da transparência que a interiorização trará para os gestores. “A atividade principal do Tribunal de Contas é, obviamente, fiscalizar as contas, mas não podemos deixar de lembrar do seu papel orientador. Essa é uma das funções mais importantes e que será fortalecida com a vinda do Tribunal para o interior”, acrescentou.

Responsável pela Ouvidoria (canal de comunicação do Tribunal de Contas colocado à disposição do cidadão e dos jurisdicionados), o conselheiro Francisco Carvalho destacou as vantagens da interiorização do TCE.

“Para o Tribunal, a fiscalização fica mais fácil e barata, além de aproximar a instituição dos jurisdicionados. Para estes também é facilitado o trabalho de entrega de documentos e a procura de informações e orientações”, explicou, destacando que essa facilidade estende-se também a entidades e associações que queiram de algum modo comunicar-se com o Tribunal de Contas.

Depois da vistoria à Regional, o presidente José Gomes e o ouvidor da Corte, Francisco Carvalho, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos de Souza Pinto, o Katatal, no prédio da Casa de Leis.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da instalação física do TCE em Cacoal. “Com essa iniciativa, ganha a população, ganha a cidade economicamente, e nós, homens públicos, ganhamos mais responsabilidade pelo compromisso de sermos referência para outras cidades”, destacou Katatal.
 

REGIONAL DE CACOAL

Com 1.500 metros quadrados de área, sendo 800 metros quadrados construídos, o prédio da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE em Cacoal será equipada com instalações e salas para os servidores, além de um auditório com capacidade para 90 pessoas.

A Regional vai atender, além de Cacoal, os municípios de Castanheiras, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste e São Felipe do Oeste, trazendo benefícios para uma população de mais de 230 mil pessoas.

A Regional de Cacoal será a segunda a ser implantada no interior. A primeira foi instalada em Vilhena. Também faz parte do projeto de interiorização do TCE a construção de regionais em Ji-Paraná, Ariquemes e São Miguel do Guaporé, as quais, após concluídas, permitirão ao TCE atender, com maior proximidade, a todos os municípios de Rondônia.

Fonte: Ascom TCE
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil de Porto Velho recebe quatro caminhonetes doadas pelo Tribunal de Contas

Defesa Civil de Porto Velho recebe quatro caminhonetes doadas pelo Tribunal de Contas

A Prefeitura de Porto Velho recebeu oficialmente, nesta quarta-feira (2), quatro caminhonetes S10 seminovas doadas pelo Tribunal de Contas do Estado d

Com articulação do governador Marcos Rocha, Ji-Paraná avança rumo à construção de novo terminal aeroportuário

Com articulação do governador Marcos Rocha, Ji-Paraná avança rumo à construção de novo terminal aeroportuário

O governador Marcos Rocha destaca mais um passo rumo à modernização da infraestrutura aeroportuária do terminal do município de Ji-Paraná, com o anú

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

Obra no Mercado do Meu Pedacinho de Chão vai beneficiar clientes e trabalhadores do local

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), está finalizando importante obra no mercado d

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)