Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Presidente do T.Justiça garante Fórum a São Francisco...


Os munícipes de São Francisco do Guaporé (RO) receberam com muita alegria a notícia dada pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Desembargador Péricles Moreira Chagas, sobre instalação de um fórum no município. A decisão foi anunciada durante reunião ocorrida na última sexta-feira, dia (13), no plenário da Câmara Municipal, com a participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, Hélio Vieira Costa, Ministério Público Estadual, representado pelo Sub-Procurador Geral, Ivo Benitez e do Juiz Substituto Adriano Lima Toldo.

O prefeito do município de São Francisco do Guaporé (RO), Abraão Paulino de Araújo, juntamente com representantes do Poder Legislativo Municipal, através do vereador Eder Fernando Machado, afirmou ao presidente do TJRO, que irão ceder as instalações físicas e funcionários, para realização dos trabalhos do Poder Judiciário até a construção da sede própria e contratação de pessoal. "Sabemos e lamentamos as dificuldades que o Tribunal de Justiça está enfrentando devido ao corte no orçamento, mas, gostaríamos de agradecer profundamente a garantia que nos foi dada, para que a justiça venha ser implantada em nosso município", disse o prefeito Abraão Paulino.

Para o vereador Eder Machado, o Desembargador Moreira Chagas é um homem de palavra. "Nas duas vezes que estive em seu gabinete, percebi a vontade e o desejo do magistrado de resolver o problema da população deste município, que diariamente tem que se deslocar 110 km a São Miguel do Guaporé ou Costa Marques para buscar os serviços da justiça. Por essa razão, tenho-lhe uma profunda admiração e respeito, pois mesmo com a grande problemática que assola o Poder Judiciário Estadual devido a falta de recursos financeiros, o Desembargador aceitou a parceria que certamente irá ajudar muita gente", ressaltou o parlamentar.

A dona de casa Maria Antônia Francisca da Silva e Silva foi uma das que aplaudiu de pé, o acordo firmado entre os poderes para instalação do fórum no município. "Estamos aguardando esse momento há anos, desde a gestão do ex-presidente do TJRO, Desembargador Valter de Oliveira (biênio 2004 – 2005), quando este esteve aqui e escolheu o terreno para construção do prédio. Sabemos da nuvem negra que parou em cima do Tribunal de Justiça, porém estamos confiantes em dias melhores e que num futuro próximo teremos um fórum igual ao de Costa Marques, onde tenho que ir quando preciso do judiciário".

Após o término da reunião, o presidente em exercício do TJRO, Desembargador Moreira Chagas, na companhia do Secretário Administrativo do Tribunal de Justiça, Maurício Martinho, e demais autoridades, visitou alguns imóveis para escolher aquele que será a sede provisória do fórum. "Mesmo com as dificuldades outrora e muitas nos dias atuais, nos próximos meses, o Poder Judiciário Estadual vai ser instalado neste município", garantiu o magistrado.

Fonte: TJRO

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç