Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Presidente da OAB Ariquemes denuncia onda de violência na cidade



O problema da violência na cidade de Ariquemes - cerca de 200 quilômetros ao sul da capital, Porto Velho - está ganhando contornos insuportáveis. Quem denuncia é o advogado Fernando Martins Gonçalves, presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil naquela cidade, em documento enviado ao presidente da Seccional da OAB, Hélio Vieira. Ele relata a onda de assaltos, furtos e homicídios que vem ocorrendo na cidade e enumera o ataque de marginais aos advogados.

Fernando Martins cita o caso de três escritórios de advocacia que foram invadidos por assaltantes nos últimos 30 dias, causando pânico em toda classe e na sociedade. De acordo com Martins, a Ordem não ficará de "braços cruzados", esperando providências das autoridades do Estado.

A região de Ariquemes, representa 10% dos índices indicativos de criminalidade e violência no Estado de Rondônia, e mesmo com aproximadamente 300.000 habitantes, não possui um contingente policial para atender de forma digna a população.

O presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira lamentou o assalto aos colegas da Subseção de Ariquemes e afirmou que estuda reunir a classe para debater o qual atitude a OAB adotará na tomada de decisões em conjunto. Hélio Vieira sugere que a região de Ariquemes reforços policiais a partir da posse de novos integrantes da Polícia Civil e da Polícia Militar. "Não podemos admitir que a sociedade fique à mercê de marginais. Precisamos de segurança em nosso trabalho", disse Hélio.

Em tom de indignação, o presidente da Subseção da OAB em Ariquemes afirma que em todas as vezes que procurou se reunir com as autoridades da área de segurança pública para cobrar providências e maior contingente policial para a cidade ouve evasivas, como a de que ninguém quer se mandado para Ariquemes ou "vamos ver o que podemos fazer". Ele cobra mobilização da classe política para encontrar um solução ao problema.

Fonte: Ascom/OAB-RO


Gente de OpiniãoDomingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), informa o falecimento de uma adolescente ocor

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Gente de Opinião Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)