Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Presidente da Funasa participa de lançamento de obra em Espigão D'Oeste


 
Na última sexta-feira (15), o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins Filho, esteve no município de Espigão D’Oeste, em Rondônia, participando do lançamento da obra do sistema de esgoto sanitário, financiada com recursos do PAC/ Funasa. Presidente da Funasa participa de lançamento de obra em Espigão D'Oeste - Gente de Opinião

Mais de 3 milhões serão investidos nesta primeira etapa da obra, quando serão construídos 11.880 metros de rede coletora e 1.505 metros de lagoa. Com recursos oriundos da primeira parcela do convênio TC/PAC Nº 1.004/2009, no valor de R$ 1.028.790,64, a empresa responsável, já executou mil metros de obras da lagoa. Segundo informações da Divisão de Engenharia e Saúde Pública, da Coordenação Regional da Funasa (Core-RO), a segunda parcela, no valor de R$ 685.860,43, foi liberado pela instituição, na última sexta-feira.

No primeiro momento, 800 pessoas serão atendidas. A expectativa é que até 2016, 50% da população do município, estimada em mais 31 mil habitantes, esteja sendo atendida.

Ao falar sobre o investimento em saneamento básico, Faustino Filho lembrou que cada real aplicado neste setor, se economiza quatro na área de saúde. Portanto, segundo ele, obra como esta são de suma importância para qualquer população, “além de trazer mais desenvolvimento, emprego e qualidade de vida”.

O presidente afirmou que somente no PAC 1, a Funasa disponibilizou 4 bilhões de reais para saneamento, e que parte destes recursos está sendo aplicados em Rondônia. Ele afirmou que vai continuar fazendo o que for possível, para conseguir mais recursos para financiamento de outras de água e esgoto, no estado.

Faustino Filho também agradeceu o apoio do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp, nas ações desenvolvidas pela direção da Funasa. O dirigente elogiou o trabalho do coordenador regional, Josafá Marreiro, que não tem medidos esforços para viabilizar obras, como a de Espigão D’Oeste.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)