Terça-feira, 19 de outubro de 2010 - 13h07
Na última sexta-feira (15), o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins Filho, esteve no município de Espigão D’Oeste, em Rondônia, participando do lançamento da obra do sistema de esgoto sanitário, financiada com recursos do PAC/ Funasa. 
Mais de 3 milhões serão investidos nesta primeira etapa da obra, quando serão construídos 11.880 metros de rede coletora e 1.505 metros de lagoa. Com recursos oriundos da primeira parcela do convênio TC/PAC Nº 1.004/2009, no valor de R$ 1.028.790,64, a empresa responsável, já executou mil metros de obras da lagoa. Segundo informações da Divisão de Engenharia e Saúde Pública, da Coordenação Regional da Funasa (Core-RO), a segunda parcela, no valor de R$ 685.860,43, foi liberado pela instituição, na última sexta-feira.
No primeiro momento, 800 pessoas serão atendidas. A expectativa é que até 2016, 50% da população do município, estimada em mais 31 mil habitantes, esteja sendo atendida.
Ao falar sobre o investimento em saneamento básico, Faustino Filho lembrou que cada real aplicado neste setor, se economiza quatro na área de saúde. Portanto, segundo ele, obra como esta são de suma importância para qualquer população, “além de trazer mais desenvolvimento, emprego e qualidade de vida”.
O presidente afirmou que somente no PAC 1, a Funasa disponibilizou 4 bilhões de reais para saneamento, e que parte destes recursos está sendo aplicados em Rondônia. Ele afirmou que vai continuar fazendo o que for possível, para conseguir mais recursos para financiamento de outras de água e esgoto, no estado.
Faustino Filho também agradeceu o apoio do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp, nas ações desenvolvidas pela direção da Funasa. O dirigente elogiou o trabalho do coordenador regional, Josafá Marreiro, que não tem medidos esforços para viabilizar obras, como a de Espigão D’Oeste.
Fonte: Ascom
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes
O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo
A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade
O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade
Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c
Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)