Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Presidente da Funai negociará libertação de cinco detidos por índios cinta larga


Yara Aquino
Agência Brasil 

Brasília - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, está a caminho da Reserva Indígena Roosevelt, no leste de Rondônia, onde índios da etnia Cinta Larga mantêm cinco pessoas detidas. Meira irá negociar as exigências feitas pelos índios e a libertação dos reféns que estão na reserva desde o sábado (8), quando chegaram ao local para uma reunião a convite do índios.

As cinco pessoas detidas são um oficial do alto comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU), David Martins Castro, o procurador da República em Rondônia, Reginaldo Pereira da Trindade, uma senhora (ainda não identificada), um funcionário e também o motorista da Funai.

De acordo com superintendente da Polícia Federal em Rondônia, delegado Sérgio Fontes, representantes do Ministério Público mantiveram contato com os reféns e afirmam que eles estão bem. Fontes reafirma que a Polícia Federal não está mobilizando efetivo para esse evento, já que não considera a necessidade de uma ação de força.

Entre as exigências dos Cinta Larga estão a suspensão de processos criminais contra os índios, retirada da Polícia Federal da região, recursos para saúde e educação. Eles também se dizem contrários à regulamentação de garimpo em terra indígena, em debate no Congresso. As exigências estão expressas em uma carta, de acordo com o delegado Sérgio Fontes.

Uma equipe com quase 40 policiais federais permanece na região da reserva, onde já atuava para reforçar a fiscalização do território. O grupo tenta combater a extração ilegal de diamantes e evitar novos conflitos entre indígenas e garimpeiros, como o que ocorreu no dia 7 de abril de 2004, quando 29 garimpeiros foram assassinados na reserva.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)