Terça-feira, 11 de dezembro de 2007 - 15h56
Presidente da Funai vai a reserva em Rondônia e espera liberação de reféns para hoje
Daniel Merli
Repórter da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Brasília - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Márcio Meira partiu há pouco, de helicóptero, de Cacoal, município no interior de Rondônia, para a Reserva Indígena Roosevelt. Segundo a assessoria de imprensa da Funai, Meira negociará com os índios Cinta Larga a liberação de cinco pessoas que estão detidas desde sábado (8), como forma de protesto contra a exploração de diamantes na reserva.
Desde ontem na região, Meira conversou esta manhã com representantes dos Cinta Larga que foram a Cacoal. Ficou acertada, segundo a assessoria da Funai, que as cinco pessoas detidas seriam libertadas após a visita de Meira à reserva.
Também teria sido negociada a ida, semana que vem, de cinco representantes do índios a Brasília, para uma reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro. A assessoria da Funai informa que Meira considera as reivindicações indígenas justas, mas que algumas delas não são de responsabilidade da instituição, o que exige uma audiência com Tarso.
O presidente da Funai conversou, por telefone, com as cinco pessoas detidas e, segundo a asessoria, foi informado de que passam bem.
Ontem, os Cinta-Larga divulgaram uma carta na qual afirmam que a reserva tornou-se um barril de pólvora desde a descoberta de uma jazida de diamante no local há sete anos. No texto, os índios afirmam não querer a liberação de garimpo em terras indígenas e exigem políticas de desenvolvimento sustentável para libertar os reféns.
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização
Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)