Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Presidente da Funai espera liberação de reféns hoje


Presidente da Funai vai a reserva em Rondônia e espera liberação de reféns para hoje

Daniel Merli
Repórter da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

Brasília - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Márcio Meira partiu há pouco, de helicóptero, de Cacoal, município no interior de Rondônia, para a Reserva Indígena Roosevelt. Segundo a assessoria de imprensa da Funai, Meira negociará com os índios Cinta Larga a liberação de cinco pessoas que estão detidas desde sábado (8), como forma de protesto contra a exploração de diamantes na reserva.

Desde ontem na região, Meira conversou esta manhã com representantes dos Cinta Larga que foram a Cacoal. Ficou acertada, segundo a assessoria da Funai, que as cinco pessoas detidas seriam libertadas após a visita de Meira à reserva.

Também teria sido negociada a ida, semana que vem, de cinco representantes do índios a Brasília, para uma reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro. A assessoria da Funai informa que Meira considera as reivindicações indígenas justas, mas que algumas delas não são de responsabilidade da instituição, o que exige uma audiência com Tarso.

O presidente da Funai conversou, por telefone, com as cinco pessoas detidas e, segundo a asessoria, foi informado de que passam bem.

Ontem, os Cinta-Larga divulgaram uma carta na qual afirmam que a reserva “tornou-se um barril de pólvora” desde a descoberta de uma jazida de diamante no local há sete anos. No texto, os índios afirmam não querer a liberação de garimpo em terras indígenas e exigem políticas de desenvolvimento sustentável para libertar os reféns.

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce