Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Presença do TCE no interior é destacada por promotores de Justiça


 

“O Estado de Rondônia está crescendo e o Tribunal de Contas, já prevendo isso, está agora abrindo suas regionais, inclusive uma aqui, em Ariquemes, o que é uma ótima notícia para nossa comunidade.” A afirmação foi dada pelo promotor de Justiça Átilla Augusto da Silva Sales, na última sexta-feira, durante palestra para conselheiros do Fundeb, em Ariquemes.

Titular da Curadoria da Infância e Juventude, Educação e Defesa da Probidade Administrativa, Átilla Sales destacou a instalação da Corte de Contas no interior como fato importantíssimo para a consolidação do objetivo de aprimorar o serviço público, com o enfrentamento dos atos de improbidade administrativa.

Convidado pelo TCE para a palestra aos conselheiros do Fundeb, o promotor lembrou, ainda, que a iniciativa do Tribunal de Contas, além de inovadora, é oportuna. “Essa vinda do Tribunal para o interior só tende a se reverter em benefício para toda a sociedade”, completou.

Outro representante do Ministério Público Estadual que comentou o processo de interiorização do TCE, deflagrado na gestão do atual presidente, conselheiro José Gomes de Melo, foi o promotor de Justiça da Comarca de Ji-Paraná, Fernando Reys de Assis.

Segundo ele, a presença física do Tribunal de Contas em Ji-Paraná - já inicializada com a doação do terreno feita pela Prefeitura Municipal, após aprovação de projeto na Câmara de Vereadores -, e a aproximação do órgão de controle externo com outras instituições, como o próprio MP, podem potencializar os resultados do trabalho de combate à corrupção e aos atos de improbidade.


INTERIORIZAÇÃO

O Tribunal de Contas dentro da programação de implantação do seu projeto de interiorização, iniciado com a inauguração da Regional de Vilhena, em maio deste ano, contempla ainda unidades em Cacoal (que será inaugurada em março de 2011), Ariquemes (que já tem o projeto arquitetônico definido), Ji-Paraná (onde houve a entrega da escritura pública do terreno ao TCE pelo prefeito José de Abreu Bianco, no último dia 18) e São Miguel do Guaporé.

O processo de interiorização, entre outros objetivos, busca enraizar a instituição junto aos seus jurisdicionados para dar respostas mais imediatas à sociedade rondoniense. A construção das unidades regionais do TCE foram devidamente apreciadas, votadas e aprovadas pela Assembleia Legislativa, passando, também, pelo crivo do Governo do Estado.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)