Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura realiza audiência do Plano Municipal Saneamento



A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) irá realizar uma Audiência Pública, junto com uma Oficina de Trabalho para Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes - PMSB.

O Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB é um instrumento previsto na Lei Federal Nº 11.445/07 e tem como objetivo a universalização dos serviços públicos de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade.

Abrange quatro vertentes do saneamento básico: Serviços de abastecimento de água potável; Esgotamento sanitário; Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e Drenagem e manejo das águas pluviais.           

O Saneamento básico promove a saúde pública preventiva, no qual investir em saneamento é a única forma de se reverter o quadro existente. Dados divulgados pelo Ministério da Saúde afirmam que para cada R$1,00 investido no setor de saneamento, economiza-se R$ 4,00 na área de medicina curativa.

Em Ariquemes, o PMSB foi elaborado em 2009, com metas de 20 anos para universalização dos serviços, entretanto muitas ações não foram desenvolvidas, principalmente no que tange a abastecimento de água e esgotamento sanitário, no qual grande parte da população ainda consome água rudimentar de poços e não há esgotamento sanitário, por isso se faz necessário a revisão do PMSB atualizando as metas e ações a serem desenvolvidas.

A Audiência será realizada no dia 24 de junho, das 8h às 18h, no  Auditório da Paróquia São Francisco de Assis, na Avenida Canaã.

Fonte: Comunicação PMA

You'll need Skype CreditNo Skype credit required

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)