Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura promove Sarau Cultura neste sábado



A Prefeitura de Ariquemes através da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), convida toda a comunidade para prestigiar o primeiro Sarau Cultural de 2011. O evento acontecerá neste sábado (26.03) a partir das 19h30, no Espaço Cultural da prefeitura. O Sarau terá o grupo de dança Suíte Quebra Nozes, os ganhadores do Balaio Cultural Geisiel e Eliel, Adeneir, entre outras apresentações artísticas.

De acordo com a diretora de cultura da Funcel, Rosangela Gomes ”a partir deste mês, todo o último sábado de cada mês, será realizado o Sarau Cultural, cada um com atrações diferenciadas”, explica a diretora. Para o Prefeito Márcio Raposo, o Sarau Cultural divulga a cultura do nosso município. "Participe, traga sua família, vamos prestigiar nossos talentos", convida.

 

Coral do PETI

Outra apresentação aconteceu no final de semana quando o Coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) se apresentou no Festival de Flores de Holambra, que aconteceu neste final de semana em área próxima à Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio.

Segundo Ana Cássia, professora regente, o coral existe a dois anos em Ariquemes e atende setenta crianças que frequentam o PETI, a AABB Comunidade, e a Escola para Vida. “Essas crianças se reúnem semanalmente por quatro horas, sendo duas no período da manhã e as outras duas à tarde”, disse Ana. Ela ainda conta com a colaboração do professor Gesiel Reis, responsável pelo violão e segunda voz.

No repertório apresentado nesse Festival de Flores, constaram as canções “Amigo” de Roberto e Erasmo, “Isto aqui o que é” de Gonzaguinha, e “Vamos Construir” de Sandy e Junior. O coral apresentou,ainda, em modo cânone “A Orquestra”.

Holambra

Ao final da Segunda Guerra Mundial, imigrantes de vários países europeus buscavam novas oportunidades para recomeçarem suas vidas em outros países. E o Brasil foi a escolha de muitas famílias de lavradores holandeses por intermédio da KNBTB (Katholieke Nederlandse Boer en Tuiemers Bond), que significa Organização dos Lavradores e Horticultores Católicos da Holanda.

Os contatos com o governo brasileiro resultaram na compra da Fazenda Ribeirão, em 1948, que pertencia ao grupo norte-americano Armour. O dinheiro veio do incentivo concedido pelos governos da Holanda, do Brasil e do Estado de São Paulo. Nas terras encravadas entre quatro municípios: Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Artur Nogueira e Cosmópolis, surgiu um projeto de colonização agrícola coordenado pela Cooperativa Agropecuária Holambra (CAPH), sendo o esteio de formação da futura comunidade, que se tornaria emancipada através de plebiscito realizado em 27 de outubro de 1991. A emancipação oficial aconteceu em 30 de dezembro de 1992, após aprovação pela Assembléia Legislativa de São Paulo e a sanção do, então, governador Mário Covas (PSDB).

A explicação mais difundida e aceitável para o nome Holambra vem da junção das palavras HOL (de Holanda), AM (de América) e BRA (de Brasil), que representaria o sonho realizado das famílias dos chamados pioneiros. Vencendo inúmeras dificuldades e com muita persistência elas construíram seu patrimônio convivendo harmoniosamente com os brasileiros, apesar das diferenças religiosas e culturais.


Fonte: Valdir Alves
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)