Terça-feira, 22 de março de 2011 - 17h49
A Prefeitura de Ariquemes através da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer (Funcel), convida toda a comunidade para prestigiar o primeiro Sarau Cultural de 2011. O evento acontecerá neste sábado (26.03) a partir das 19h30, no Espaço Cultural da prefeitura. O Sarau terá o grupo de dança Suíte Quebra Nozes, os ganhadores do Balaio Cultural Geisiel e Eliel, Adeneir, entre outras apresentações artísticas.
De acordo com a diretora de cultura da Funcel, Rosangela Gomes ”a partir deste mês, todo o último sábado de cada mês, será realizado o Sarau Cultural, cada um com atrações diferenciadas”, explica a diretora. Para o Prefeito Márcio Raposo, o Sarau Cultural divulga a cultura do nosso município. "Participe, traga sua família, vamos prestigiar nossos talentos", convida.
Coral do PETI
Outra apresentação aconteceu no final de semana quando o Coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) se apresentou no Festival de Flores de Holambra, que aconteceu neste final de semana em área próxima à Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio.
Segundo Ana Cássia, professora regente, o coral existe a dois anos em Ariquemes e atende setenta crianças que frequentam o PETI, a AABB Comunidade, e a Escola para Vida. “Essas crianças se reúnem semanalmente por quatro horas, sendo duas no período da manhã e as outras duas à tarde”, disse Ana. Ela ainda conta com a colaboração do professor Gesiel Reis, responsável pelo violão e segunda voz.
No repertório apresentado nesse Festival de Flores, constaram as canções “Amigo” de Roberto e Erasmo, “Isto aqui o que é” de Gonzaguinha, e “Vamos Construir” de Sandy e Junior. O coral apresentou,ainda, em modo cânone “A Orquestra”.
Holambra
Ao final da Segunda Guerra Mundial, imigrantes de vários países europeus buscavam novas oportunidades para recomeçarem suas vidas em outros países. E o Brasil foi a escolha de muitas famílias de lavradores holandeses por intermédio da KNBTB (Katholieke Nederlandse Boer en Tuiemers Bond), que significa Organização dos Lavradores e Horticultores Católicos da Holanda.
Os contatos com o governo brasileiro resultaram na compra da Fazenda Ribeirão, em 1948, que pertencia ao grupo norte-americano Armour. O dinheiro veio do incentivo concedido pelos governos da Holanda, do Brasil e do Estado de São Paulo. Nas terras encravadas entre quatro municípios: Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Artur Nogueira e Cosmópolis, surgiu um projeto de colonização agrícola coordenado pela Cooperativa Agropecuária Holambra (CAPH), sendo o esteio de formação da futura comunidade, que se tornaria emancipada através de plebiscito realizado em 27 de outubro de 1991. A emancipação oficial aconteceu em 30 de dezembro de 1992, após aprovação pela Assembléia Legislativa de São Paulo e a sanção do, então, governador Mário Covas (PSDB).
A explicação mais difundida e aceitável para o nome Holambra vem da junção das palavras HOL (de Holanda), AM (de América) e BRA (de Brasil), que representaria o sonho realizado das famílias dos chamados pioneiros. Vencendo inúmeras dificuldades e com muita persistência elas construíram seu patrimônio convivendo harmoniosamente com os brasileiros, apesar das diferenças religiosas e culturais.
Fonte: Valdir Alves
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)