Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura investe em Bom Futuro e melhora qualidade de vida da população



O garimpo Bom Futuro vem modificando sua realidade. Investimentos feitos pela Prefeitura nesta localidade nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento social e infraestrutura têm rendido resultados positivos, inclusive na redução dos índices de violência. A área da educação foi onde as mudanças foram mais significativas. De acordo com o administrador do garimpo, Geraldo Vieira Pedreira, antes a violência acontecia  dentro da própria escola. “Professores eram constantemente agredidos por alunos. Os educadores queriam fugir do garimpo. Hoje, estão satisfeitos em trabalhar na vila”, revela.

A estrutura física da escola também é outra. O prédio foi ampliado, com novas salas de aula, auditório, biblioteca e um moderno laboratório de informática. A escola ganhou ainda  um laboratório de rádio, cuja programação é desenvolvida pelos próprios alunos. “Todas essas transformações estão refletindo no aprendizado dos alunos que estão mais motivados”, destaca o administrador.

Outros investimentos na Vila de Bom Futuro também estão trazendo resultados positivos na melhoria da segurança da comunidade. Antes o índice de prostituição e homicídio era considerado de alto nível pelas autoridades policiais. “Com as mudanças implantadas pela administração esse número caiu em média 80%”, avalia o administrador. Para ele, o que influenciou na redução da criminalidade naquela localidade foi o crescimento  da vila, fruto das ações desenvolvidas pela Prefeitura, que levou a Polícia Civil e a Polícia Militar para atuarem no local.
 
A área da saúde também recebeu uma atenção especial da administração municipal. “Há uns três anos a situação era péssima em todos os sentidos. Medicamentos com datas vencidas, a estrutura do prédio era ruim e para se ter uma idéia das dificuldades, não existia nem água para limpar os materiais utilizados nos exames. Hoje, a vila conta com um moderno posto de saúde, que é considerado pela população como um verdadeiro hospital. Os moradores que antes se deslocavam para o município de Alto Paraíso, hoje preferem buscar esse atendimento no próprio posto do distrito”, compara Geraldo.
 
Além do atendimento realizado no posto de saúde, a equipe da Secretaria de Saúde do município também tem reforçado a atenção à população de Bom Futuro, através de ações coletivas realizadas pelo projeto “De mãos dadas com o homem do campo”.

A Prefeitura também tem atuado na área do desenvolvimento social. Recentemente, a administração ofereceu às mulheres do Bom Futuro oficinas de capacitação profissional, para ajudá-las na melhoria da renda familiar.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento