Porto Velho (RO) terça-feira, 26 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura inicia Recadastramento Mobiliário e Imobiliário em Rolim de Moura



Foi iniciado nesta semana, o recadastramento mobiliário e imobiliário dos contribuintes de Rolim de Moura. A decisão foi tomada pela necessidade de atualizar o banco de dados do município, que segundo o secretário municipal da fazenda, Beto Anísio, está há mais de 10 anos sem ser confrontado com os dados descritos no cadastro da prefeitura.

Outro motivo que leva à esta decisão é o notável crescimento urbano do município nos últimos anos. “O recadastramento possibilita a busca de informações atualizadas, referente à cada imóvel do município, confrontando os dados registrados com as possíveis alterações realizadas, bem como o cadastramento dos que ainda não constam na base de dados da prefeitura. Outro fator favorecido por esta iniciativa é a organização do sistema para futuros avanços tecnológicos, prevendo um relacionamento mais ágil, utilizando a internet como meio facilitador”, explicou o secretário.

A ordem partiu do Prefeito Tião Serraia. “Passou da hora de organizarmos o nosso município. Através desta ação, ficará mais fácil traçarmos objetivos para os próximos três anos, como projetar as áreas de crescimento da cidade, prevendo locais para loteamento, indústrias, etc”, destacou.

O recasdastramento e cadastramento ocorrerá em todos os bairros de Rolim de Moura e do Distrito de Nova Estrela, sendo de forma obrigatória à pessoa física e jurídica, de direito público ou de direito privado, que desenvolva atividades industriais, comerciais, prestadoras de serviços, agropecuárias, de profissionais liberais, bem como as sociedades ou associações civis de prestação de serviços, instituições e outras de qualquer natureza. 

A ação conta com o envolvimento de cerca de 20 servidores públicos, sendo que deste total, 13 desempenham o trabalho de visita in loco. Aqueles que estão em débito junto ao Poder Executivo Municipal serão notificados pelos agentes, podendo quitar a dívida em cota unica ou então parcelar, tendo um prazo de 10 a 15 dias para regularizar a sua pendência, contudo, em caso da não regularização, estará sujeito a execução judicial.

Aproximadamente 3.200 bens móveis e 22.500 imóveis estão cadastrados no sistema da Secretaria Municipal de Fazenda. O Contribuinte que não regularizar sua situação cadastral até o término do recadastramento será considerado irregular perante o Fisco Municipal, ficando impedido de receber a renovação de alvarás de funcionamento; receber incentivos e benefícios fiscais, bem como efetuar quaisquer transações com a Prefeitura de Rolim de Moura.

O término para o recadastramento do setor comercial, industrial e de tercerização de serviços, está previsto para o dia 29 de janeiro de 2010. Já a previsão para o recadastramento dos imóveis urbanos é que seja concluída até junho deste ano. Na medida em que houver o recadastramento, o contribuinte receberá o carnê do IPTU no endereço citado. Quem efetuar o pagamento antes do prazo emitido no carnê, terá 20% de desconto – caso escolha o pagamento em cota única, o imposto também poderá ser pago em até 4 vezes (sem o desconto).

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Professores de Rolim de Moura são homenageados com Moção de Honra e Reconhecimento

Professores de Rolim de Moura são homenageados com Moção de Honra e Reconhecimento

Na manhã de segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) em parceria com a Câmara de Vereadores em nome da Prefeitura de

Prefeitura e Saae participam da 3ª Semana das Engenharias na Fimca de Vilhena

Prefeitura e Saae participam da 3ª Semana das Engenharias na Fimca de Vilhena

Nesta segunda-feira o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, e o diretor geral do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae), Faiçal Akkari, particip

Obras de saneamento recebe visita técnica do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes

Obras de saneamento recebe visita técnica do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes

Na tarde da última quinta-feira (22.10), representantes do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes, realizaram uma visita técnica às ob

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

O bom momento econômico de Vilhena fica evidente com relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho (MTE) e pela Secretaria Municipal de Fazenda (S