Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura forma 25 apicultoras através de curso voltado para mulheres

Organização social das abelhas, divisão de trabalho na colmeia e formação dos enxames foram algumas técnicas aprendidas


As participantes receberam equipamentos de proteção individual - Gente de Opinião
As participantes receberam equipamentos de proteção individual

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), concluiu o curso de capacitação em apicultura sustentável, voltado exclusivamente para mulheres. A iniciativa contou com o apoio da Usina Jirau Energia, que destinou recursos de compensação social para custear as despesas do evento.

O curso, realizado na sede da CooproJirau, formou 25 participantes, todas da agricultura familiar, que aprenderam sobre diversos aspectos da apicultura, como organização social das abelhas, divisão de trabalho na colmeia, formação dos enxames, raças de abelhas, manejo de apiários e a proteção das colmeias.

O secretário da Semagric, Carlos Magno, esteve presente na conclusão do curso e destacou a importância da capacitação para o fortalecimento da agricultura familiar na região: "Este curso é um passo importante para a autonomia das mulheres na apicultura, um setor que oferece grandes oportunidades de geração de renda de forma sustentável. Sempre buscamos apoiar essas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento local".

Além da formação, as mulheres receberam equipamentos de proteção individual (macacão, máscaras, luvas e botas), bem como ferramentas essenciais para o manejo das colmeias, como incrustador de cera elétrico, carretel de arame de aço, ninho e melgueira, fumegador e chapéu com protetor de nuca. Também está prevista para o primeiro trimestre de 2025 a entrega de 400 caixas para a criação de abelhas, 400 quilos de cera e macacões de proteção, oriundos de emenda parlamentar da deputada estadual Ieda Chaves.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Desde do início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), re

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

O Sebrae em Rondônia promoveu um debate a respeito do desenvolvimento da inovação e tecnologia na região de Cacoal. Trata-se do Ecossistema Local de

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Na manhã do dia 21 de agosto, o município de Cacoal deu início oficial ao processo de elaboração da minuta da Lei de Inovação. A primeira etapa acon

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Como medida de planejamento do trânsito na região do bairro Rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, T

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)