Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 - 14h21
Para manter as bocas de lobo limpas e evitar o entupimento do sistema de drenagem, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que vai instalar grades de ferro. A ideia é evitar que garrafas pet, sacolas plásticas, copos descartáveis, entre outros, sejam arrastados pelas águas pluviais e causem novas obstruções e alagamentos na cidade.
“Constatamos que 90% das bocas de lobo estão destruídas ou danificadas e sem a grade que impede o acúmulo de sujeira, um dos principais fatores que gera obstrução, alagamento das vias e muitos transtornos para a população. Atendendo à determinação do prefeito Léo Moraes, já estamos trabalhando para resolver esse problema”, afirmou o secretário Giovanni Marini, titular da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb).
Ele disse que nesse primeiro momento todos os esforços estão sendo concentrados na limpeza e desentupimento da rede de drenagem e dos canais que cortam a cidade, atendendo às diretrizes da Operação Cidade Limpa. Paralelo a esse trabalho, a Semusb já está realizando o levantamento sobre a quantidade e o tamanho das grades a serem confeccionadas para fazer sob medida.
“No centro histórico, por exemplo, as caixas coletoras (bocas de lobo) são retangulares. Em outros pontos da cidade elas são quadradas, mas estão fora do padrão. Onde for possível, iremos fazer essa adequação, mas o ponto principal é que todas elas terão a grade de proteção para não acumular lixo”, enfatizou Marini.
Se tudo ocorrer conforme o planejado, a expectativa é que as primeiras grades sejam instaladas a partir de fevereiro próximo. Ainda de acordo com o secretário, elas serão fixadas de tal forma a dificultar a ação de vândalos e evitar possíveis casos de furtos do patrimônio público.
LIMPEZA
Enquanto isso, a secretaria continua intensificando a limpeza da cidade em todos os sentidos, atendendo inicialmente os pontos mais críticos, o que inclui desobstruir as bocas de lobo e o sistema de drenagem como um todo. Em média, de dez a 15 caixas coletoras são limpas diariamente. No geral, conforme o secretário, mais de 8 mil toneladas de lixos e entulhos já foram recolhidas.
Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho
Desde do início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), re
Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça
O Sebrae em Rondônia promoveu um debate a respeito do desenvolvimento da inovação e tecnologia na região de Cacoal. Trata-se do Ecossistema Local de
Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia
Na manhã do dia 21 de agosto, o município de Cacoal deu início oficial ao processo de elaboração da minuta da Lei de Inovação. A primeira etapa acon
Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)
Como medida de planejamento do trânsito na região do bairro Rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, T