Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Porto Velho realiza estudos para ampliar e interligar ciclovias e ciclofaixas

Estão sendo elaborados três projetos de ciclovia e ciclofaixa, ligando os bairros ao centro da cidade


Prefeitura de Porto Velho realiza estudos para ampliar e interligar ciclovias e ciclofaixas - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho trabalha na elaboração de projetos para fazer a ampliação e interligação das ciclovias e ciclofaixas, conforme determinação o prefeito Hildon Chaves, com objetivo de melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais segurança no trânsito.

“A cidade de Porto Velho tem uma situação crítica em relação à mobilidade, principalmente quanto à malha cicloviária. Existem algumas ciclovias e ciclofaixas, porém estas não se interligam. Hoje, o trabalho da Semtram começa no planejamento da interligação entres estas ciclovias existentes, para que a mobilidade seja alcançada”, informa Nilton Kisner, secretário municipal de trânsito, mobilidade e transportes.

Porém, Kisner afirma que, “além da elaboração dos projetos e da opinião dos técnicos, é necessário ouvir a opinião daqueles que utilizam o sistema cicloviário, os ciclistas, motivo pelo qual, esta secretaria realizou ontem (20/11), um pedal em prol da instalação de ciclovias e ciclofaixas no perímetro urbano de Porto Velho”, acrescentou ao falar sobre a ampliação da malha cicloviária da capital rondoniense.

Reunião

Visando a qualidade de vida e a ampliação da mobilidade urbana, nesta quarta, o Departamento de Mobilidade e Polos Geradores de Tráfego (DMOP) da Semtran, realizou a 1ª reunião com grupos de ciclistas de Porto Velho, para ouvir a opinião deles acerca do projeto de implantação de ciclovia e ciclofaixa no trecho que liga o Parque da Cidade a avenida Governador Jorge Teixeira.

Percurso

Após a reunião, os participantes fizeram o percurso proposto pela gestão municipal, saindo do Parque da Cidade e seguindo pela rua Apolo, rua do Contorno, rua da Prata, rua Cassiterita, avenida Tiradentes, rua Antônio Lacerda, avenidas Imigrantes, Jorge Teixeira, novamente a Imigrantes, rua Antônio Lacerda, avenida Tiradentes, rua Cassiterita, rua da Prata e rua do Contorno, retornando ao Parque da Cidade.

Os ciclistas demonstraram apoio ao projeto apresentado e o diretor do DMOP, Luiz Cláudio Leite Fernandes declarou: “Esta Semtran se preocupa e está fazendo o possível para melhorar a mobilidade urbana através do ciclismo em Porto Velho. Vamos dar início a algo que muitos poderão dar continuidade”.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)