Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020 - 12h40

Equipes da Prefeitura de Porto Velho trabalham firme na desobstrução de caixas coletoras, também conhecidas como ‘bocas de lobo’, com objetivo de minimizar os pontos de alagamentos pela cidade, conforme orientações do prefeito Hildon Chaves. A ação é realizada por servidores da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), com auxílio do caminhão denominado por eles de ‘tatuzão’.
Na segunda-feira, por exemplo (27/1), uma equipe de garis desobstruiu a ‘boca de lobo’ que fica na avenida 7 de Setembro com a travessa Guaporé, no bairro Agenor de Carvalho, zona Leste. Na terça, ação semelhante aconteceu na avenida Guaporé, entre as ruas Raimundo Cantuária e Alexandre Guimarães, no mesmo bairro.
Em ambos os casos foi utilizado o ‘tatuzão”, que entre outros equipamentos, possui um mecanismo de alta pressão para lançar jatos de água e facilitar a desentupimento das caixas coletoras, muitas vezes causado pelo acúmulo de barro e lixo jogados na rua, os quais são arrastados pela chuva.
As caixas coletoras ou ‘bocas de lobo’, como geralmente são conhecidas pela população, são aberturas construídas nas laterais das vias públicas para captar as águas pluviais que escoam pela rede de drenagem.
Limpeza
Ainda por meio da Semusb, a Prefeitura mantém várias equipes fazendo a limpeza da cidade, executando serviços de roço, rastelagem, capina, varrição, raspagem e recolhimento de materiais inservíveis (lixos e entulhos), entre outros.
E foi o que também aconteceu na terça-feira, quando uma equipe de 10 garis limpou o entorno da escola 12 de Outubro, na rua América do Norte, bairro Três Marias, setor Leste de Porto Velho.
Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos
Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de
Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)