Terça-feira, 30 de novembro de 2021 - 16h19
Buscando ampliar o conhecimento e fornecer análises que perfaçam os principais setores, segmentos e atividades da economia rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho apresenta nesta semana os Cadernos Técnicos Setoriais, compostos por oito volumes. Os estudos foram coordenados pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), órgão ligado à Secretaria Geral de Governo (SGG).
Oportunidades de negócios apostam nos potenciais ambientais e sustentáveisÀ luz do Fórum Amazônia+21, realizado em 2020, que tratou sobre modelos de negócios atuais dentro do desenvolvimento sustentável da região, os Cadernos Técnicos Setoriais apresentam oportunidades de negócios nos seguintes segmentos: Agropecuária de Baixa Emissão; Bioeconomia; Biotecnologia; Concessões de Floresta; Energias Renováveis; Florestas Plantadas; Mineração Sustentável e Turismo Sustentável.
Os estudos contribuem para a atração de investidores não apenas no Brasil, mas também no exterior. Este é o entendimento do prefeito da capital, Hildon Chaves, ao destacar a importância do lançamento. “Vamos apresentar os conteúdos já compilados e, desta forma, temos maior chance de atrair investimentos que permitam agregar valor às cadeias produtivas do Estado. É uma maneira de atuar visando o fomento de iniciativas que garantam a geração de empregos, renda e riqueza”, disse. “Estamos potencializando aquilo que temos de melhor ao mundo”, enfatizou.
ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS
Segundo o presidente da ADPVH, Marcelo Thomé, os estudos foram elaborados diante de extensa pesquisa com o objetivo de levar o mapeamento completo aos investidores quanto às oportunidades de negócios, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região amazônica.
“Além destas oito abordagens objetivas, os Cadernos Técnicos trazem implícito um nono e imprescindível tema para a construção de um futuro melhor, em Porto Velho ou em qualquer parte do mundo: o compromisso com o desenvolvimento sustentável”, disse ele. “Os conteúdos tratam de diretrizes para diversidade, inclusão e sustentabilidade econômica para atender demandas de um setor produtivo forte e promover uma atitude de ação local e global quanto à atual gestão do município”.
Cadernos técnicos setoriais buscam contribuir para a atração de investidoresPACTO GLOBAL E ESG
Os estudos reforçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) do Pacto Global anunciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 2020 (confira aqui).
Ainda tiveram aproveitamento ações que visam melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) na elaboração dos estudos técnicos, sendo um compromisso e importante contribuição da Prefeitura de Porto Velho através dos parceiros na execução do trabalho.
PARCERIA
Os estudos foram uma parceria com o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (CONDER), da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). Com o financiamento através do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (Fider).
SERVIÇO
Com uma redação clara e objetiva, gráficos explicativos e análises bem fundamentadas, as publicações mapeadas estão disponíveis aos interessados (Iniciativa Privada, Poder Público e a Sociedade), separadas por tema, conforme pode ser consultado nos links abaixo. Os Cadernos Técnicos Setoriais estarão disponíveis online para acesso universal ao mercado, aos potenciais investidores, órgãos representativos e interessados.
CONFIRA OS CADERNOS
01. Agropecuária de baixa emissão
02. Bioeconomia
03. Biotecnologia
04. Concessão de florestas
05. Energias renováveis
06. Florestas plantadas
07. Mineração sustentável
08. Turismo sustentável
Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho
A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po
Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho
Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio