Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Porto Velho inicia regularização fundiária do bairro Planalto

Moradores devem comparecer na associação do bairro para a abertura do processo


O trabalho será realizado pela Semur - Gente de Opinião
O trabalho será realizado pela Semur

A Prefeitura de Porto Velho deu início ao trabalho de regularização do bairro Planalto, zona Leste de Porto Velho, onde começou na última segunda-feira (20) o levantamento socioeconômico da região.

A ação é um desdobramento do Decreto nº 19.997, de 17 de maio de 2024, que dispõe sobre a instauração da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) do bairro, resultante de uma ocupação massiva no ano de 1989.

O trabalho, que será realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), leva em consideração a necessidade de promover a regularização como instrumento de efetivação do direito à moradia, ao desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e ao direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado no município.

“A necessidade de regularização fundiária é evidente para assegurar a segurança jurídica dos moradores e fomentar o desenvolvimento urbano sustentável”, disse o secretário da Semur, Edemir Brasil Neto. Os residentes do bairro têm até o dia 31 para comparecer na Associação dos Moradores do Planalto II (Ampla), localizada na avenida Eduardo Campos, quadra 32, de 8h às 14h, para abertura do processo de regularização.

A ação faz parte da política de expansão urbana e desenvolvimento municipal da atual administração, que já regularizou 16 mil imóveis distribuídos em Porto Velho e nos distritos. "A regularização também facilitará o acesso dos moradores aos serviços públicos, promovendo a inclusão social e reduzindo as desigualdades urbanas. Esse processo representa um avanço significativo para o desenvolvimento sustentável da cidade, promovendo o uso adequado do solo urbano e melhorando a qualidade de vida dos habitantes", completou o secretário.

Com a regularização do bairro Planalto, o município ainda se beneficiará com o aumento da arrecadação de impostos e com a possibilidade de planejar e implementar melhorias na infraestrutura urbana. A meta da Prefeitura é alcançar a marca de 21 mil i

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), informa o falecimento de uma adolescente ocor

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)