Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Porto Velho inicia regularização fundiária do bairro Planalto

Moradores devem comparecer na associação do bairro para a abertura do processo


O trabalho será realizado pela Semur - Gente de Opinião
O trabalho será realizado pela Semur

A Prefeitura de Porto Velho deu início ao trabalho de regularização do bairro Planalto, zona Leste de Porto Velho, onde começou na última segunda-feira (20) o levantamento socioeconômico da região.

A ação é um desdobramento do Decreto nº 19.997, de 17 de maio de 2024, que dispõe sobre a instauração da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) do bairro, resultante de uma ocupação massiva no ano de 1989.

O trabalho, que será realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), leva em consideração a necessidade de promover a regularização como instrumento de efetivação do direito à moradia, ao desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e ao direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado no município.

“A necessidade de regularização fundiária é evidente para assegurar a segurança jurídica dos moradores e fomentar o desenvolvimento urbano sustentável”, disse o secretário da Semur, Edemir Brasil Neto. Os residentes do bairro têm até o dia 31 para comparecer na Associação dos Moradores do Planalto II (Ampla), localizada na avenida Eduardo Campos, quadra 32, de 8h às 14h, para abertura do processo de regularização.

A ação faz parte da política de expansão urbana e desenvolvimento municipal da atual administração, que já regularizou 16 mil imóveis distribuídos em Porto Velho e nos distritos. "A regularização também facilitará o acesso dos moradores aos serviços públicos, promovendo a inclusão social e reduzindo as desigualdades urbanas. Esse processo representa um avanço significativo para o desenvolvimento sustentável da cidade, promovendo o uso adequado do solo urbano e melhorando a qualidade de vida dos habitantes", completou o secretário.

Com a regularização do bairro Planalto, o município ainda se beneficiará com o aumento da arrecadação de impostos e com a possibilidade de planejar e implementar melhorias na infraestrutura urbana. A meta da Prefeitura é alcançar a marca de 21 mil i

Gente de OpiniãoSábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Gente de Opinião Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)