Quarta-feira, 13 de agosto de 2025 - 12h17
Um passo importante para reforçar o compromisso da gestão municipal, em especial com pessoas em situação de vulnerabilidade. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), firmou, nesta terça-feira (12), uma parceria com o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) para a gestão do antigo Lar do Bebê, que passa a se chamar Casa Criar. A assinatura do termo de fomento aconteceu no Prédio do Relógio.
O espaço será destinado ao atendimento e acolhimento de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, com foco em suporte especializado. Essa parceria tem como objetivo garantir o acolhimento humanizado e integral de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que estejam sob medida protetiva, oferecendo cuidados que favoreçam seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo, e promovam sua autonomia e reintegração familiar e social.
A Casa Criar contará com 20 vagas, com atenção especial às necessidades de crianças e adolescentes neurodivergentes. O investimento total será de R$ 3.882.996,72 (três milhões, oitocentos e oitenta e dois mil, novecentos e noventa e seis reais e setenta e dois centavos), repassados em três parcelas, assegurando a execução das ações previstas no plano de trabalho.
Ainda de acordo com o Termo de Fomento, a vigência inicial é de 12 meses, com possibilidade de prorrogação, e o Município acompanhará e fiscalizará toda a execução, garantindo transparência, qualidade no atendimento e compromisso com as metas estabelecidas.
Segundo a Semias, a parceria com o NACC deverá melhorar a qualidade do atendimento com equipe técnica exclusiva e capacitada para o perfil das crianças e adolescentes atendidos, garantir maior agilidade administrativa na contratação de profissionais, aquisição de materiais e manutenção da unidade, otimizar recursos e integrar o local a uma rede de proteção mais ampla, garantindo continuidade do serviço sem sobrecarga direta da gestão municipal.
UM NOVO CAPÍTULO
De acordo com o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, a partir de agora o município ganha um novo capítulo no cuidado e proteção às crianças e adolescentes. “Esse é um momento muito simbólico. Eu não tenho dúvidas de que será um marco divisório com muita prosperidade e, principalmente, respeito através desse belíssimo trabalho que o NACC já desenvolve na nossa capital. Já melhoramos a estrutura do Lar do Bebê e tenho certeza que será feito muito mais a partir de hoje”, disse o prefeito.
A secretária da Semias, Lucília Muniz, disse que a transição foi apresentada como uma medida técnica e estratégica para garantir a sustentabilidade do acolhimento, atender às exigências legais e ampliar a capacidade de resposta às necessidades do público. “Desde o início da gestão do prefeito Léo Moraes trabalhamos para mudar a realidade das crianças do nosso município. Através de chamamento público, duas empresas demostraram interesse e o NACC atendeu todas as necessidades estabelecidas. Tenho certeza que será um marco a partir dessa nova administração”, concluiu.
Para a presidente do NACC Flaviana Moreira, o núcléo é referência no estado e com a assinatura do Termo de Fomento, o cuidado e o amor pelas crianças e adolescentes serão fortalecidos. “Hoje é um dia especial em nossas vidas. O NACC foi fundado há 18 anos e sabemos da imensa responsabilidade que estamos assumindo a partir de agora com Casa Criar. Mas queremos deixar claro que não estamos aqui apenas para manter a estrutura, estamos aqui para fazer história”, finaliza a presidente do NACC.
O 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo também abriu portas e reacendeu a esperança no coração de muitas pessoas com deficiência (PcD) que acalentav
Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho
Aos 62 anos, Jesus Batista tem se mantido firme na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho em Porto Velho. Com experiência como auxilia
Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho
Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por
Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos
Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n