Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Porto Velho destaca trabalho em parceria com a Marinha do Brasil

Trabalho inclui orientação, prevenção e fiscalização da navegação no rio Madeira


A Marinha, junto com a Defesa Civil Municipal, fiscaliza e monitora as margens do rio Madeira - Gente de Opinião
A Marinha, junto com a Defesa Civil Municipal, fiscaliza e monitora as margens do rio Madeira

Nesta quarta-feira, 13 de dezembro, é o Dia do Marinheiro, e a Prefeitura de Porto Velho reconhece e destaca o trabalho desses profissionais para a garantia da segurança da navegabilidade e outras medidas que geram proteção na navegação fluvial.

O trabalho da Defesa Civil Municipal de Porto Velho, de auxiliar as comunidades ribeirinhas nas fases de cheia e de seca do rio Madeira, entre outras tantas ações, ocorrem em parceria com a Marinha do Brasil, que através da Capitania Fluvial promove uma série de medidas de prevenção, orientação e fiscalização da navegação.

"A Marinha auxilia e fiscaliza as margens do rio Madeira, junto com a Defesa Civil Municipal, trabalho de prevenção e orientação aos pescadores e aos ribeirinhos, com a finalidade de garantir a navegabilidade e também proteção das famílias que residem às margens do rio", explicou o gerente de operações da Defesa Civil Municipal, Anderson Luiz.

NAVEGAÇÃO

A Marinha emitiu na semana passada um decreto em que autoriza a navegação noturna, para comboios e embarcações, após o rio Madeira atingir o nível superior a 6 metros.

Por cerca de quatro meses, a navegação noturna ficou suspensa, em razão do baixo nível do rio Madeira, que atingiu índices históricos.

DIA DO MARINHEIRO

O Dia do Marinheiro, 13 de dezembro, homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, em sua data natalícia (13/12/1807). Marquês de Tamandaré é o patrono da Marinha do Brasil.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Mais do que um espaço para vendas, a feira se tornou uma vitrine para mulheres que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de seguir em frente.

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)