Sábado, 1 de fevereiro de 2025 - 13h21

A Prefeitura de Porto Velho encerrou a semana promovendo mais uma reunião dos 100 dias de governo, no auditório do Prédio do Relógio, com um balanço das entregas do primeiro mês de administração do prefeito Léo Moraes. O encontro, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (31), contou com a presença de secretários municipais e gestores de diversas pastas, e contemplou avanços em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, assistência social e gestão urbana.
Na área da educação, o Programa Faculdade da Prefeitura bateu recorde em inscrições com mais de 5 mil candidatos. Destes, 351 foram para vagas preferenciais, sendo 56 pessoas com deficiência e 295 candidatos étnico-raciais.
Na infraestrutura, o destacaram-se a instalação de novas manilhas na avenida Rio de Janeiro para combater alagações, a Operação Cidade Limpa, com a remoção de 17 mil toneladas de entulho e varrição de mais de 100 mil metros de ruas, e a implantação do primeiro ecobueiro de Porto Velho para reduzir o acúmulo de detritos. Também foi destacada a recuperação de uma máquina de escavação - o pescoçudo- para melhoria da infraestrutura viária e a realização da Operação Tapa-Buracos, com 180 toneladas de massa asfáltica aplicadas em 22 ruas, além do início da operação noturna. Sobre essa iniciativa, o prefeito destacou que “a ideia é que a gente comunique nas redes sociais para não gerar transtorno para quem circula, principalmente em vias de grande fluxo”.
Na saúde, o retorno dos exames de mamografia após dois anos de paralisação, a disponibilização on-line de resultados de exames laboratoriais, o restabelecimento do serviço de raio-x na UPA Leste e o decreto de Situação de Emergência na Saúde Pública foram avanços relevantes.
“Recebemos uma saúde como a pior entre todas as capitais do Brasil. Isso é muito grave e nos demandou uma medida extrema, que infelizmente teve que ser tomada: o decreto de emergência para facilitar os processos e realizar entregas”, destacou Léo.
No campo da assistência social, a reforma do Cras Dona Cotinha, na zona Sul, foi apontada como um importante passo para melhorar os serviços oferecidos à população. “Eu acredito que a reforma integral do Cras Dona Cotinha é muito simbólica. Em 14 dias ininterruptos de trabalho, reformamos totalmente um ambiente hostil que gerava transtorno e incômodo para todos que precisavam de atendimento, como aqueles que vão renovar seu CadÚnico ou acessar o Bolsa Família. Agora é um ambiente climatizado, humanizado, com paisagismo, plantas, grafismo e pintura - um lugar muito mais acolhedor. Isso simboliza bem o que nossa gestão quer fazer: administrar para todos”, comentou o chefe do executivo.
No trânsito, a criação da primeira vaga exclusiva para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a extinção da faixa exclusiva para ônibus na avenida Sete de Setembro e a anulação de multas consideradas ilegais aplicadas a partir de 26 de dezembro de 2024 foram destaques. Sobre essa medida, o prefeito afirmou: “Cancelamos todas as multas, que somam 115 mil autuações. Isso foi feito porque não houve ampla divulgação, sinalização adequada nem campanhas educativas. Além disso, estamos realizando aferições dos radares para garantir a regularidade desses equipamentos”.
Em relação à iluminação pública, a revitalização de pontos importantes da cidade, como o residencial Vila Verde e a avenida Santos Dumont, marcou avanços na gestão de energia urbana. Na área de cultura e turismo, o retorno do passeio da litorina no Complexo Madeira-Mamoré e a realização do 1º Bike Tour PVH promoveram atividades culturais e turísticas para a população.
O Prefeito Léo Moraes destacou a importância do comprometimento da equipe para o sucesso das ações e reafirmou o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública. “Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer uma cidade melhor para todos os porto-velhenses. Esse é apenas o começo”, declarou o prefeito.
Veja aqui as ações da Prefeitura neste primeiro mês de gestão.
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)