Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018 - 09h17
Já está em desenvolvimento, pela Prefeitura de Porto Velho, o ‘Programa
de Bem-Estar do Servidor’ (PBES). O projeto, inicialmente, atenderá os
servidores municipais na saúde, amparo social e acompanhamento, através de uma
equipe interdisciplinar. O objetivo é melhorar o clima organizacional e
humanizar o ambiente de trabalho.
O PBES é viabilizado pela Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho
(Dismet), ligada à Secretaria Municipal de Administração (Semad). O Programa é
coordenado por Ana Cláudia Geraldes Magalhães, secretária adjunta da Semad.
Segundo ela, o PBES foi pensado para atender uma clientela de servidores
com doenças diversas (cerca de 5 mil dos 12 mil servidores) como, por exemplo,
ortopédicas, psicológicos, psiquiátricos, dependências químicas, depressão,
síndrome do pânico e até câncer. "Esse servidor não tem nenhum tipo de
assistência, não médica, mas um espaço para ser ouvido e encaminhado. O índice
é elevado e agora as pessoas estão tendo um novo olhar", destacou.
"Todos são acolhidos e recebem uma atenção especial com
acompanhamento e com grupo de apoio, além de um calendário com diversas
atividades junto às secretarias de capacitação continuada, por exemplo",
informou Ana Cláudia.
Dificuldade de desligamento
Pelo PBES, também está sendo pensando o projeto de atenção a
pré-aposentadoria e aposentadoria. "Muitas vezes o servidor tem
dificuldade de cortar o vínculo de trabalho e muitos são sozinhos. Depois,
entram em depressão e ficam doentes, além daqueles que se aposentam, mas sempre
vai à secretaria de origem. Esse servidor precisa ter ciência de que é uma nova
etapa e que não são incapazes ou improdutivos", comentou.
Idealização
Assim que assumiu a Semad, em 2016, o secretário Alexey da Cunha
Oliveira contou que já havia notado a necessidade de implantar um serviço de
atendimento exclusivo ao servidor. "Não havia nenhum tipo de mecanismo no
Município que absorvesse essas situações e visse o servidor como ser humano,
não uma máquina", recordou.
Alexey destacou que um servidor afastado é prejuízo ao Município e para
a pessoa, por não mais se integrar a Administração. "Ele acaba se perdendo
no meio do caminho, se não tiver apoio de lugar algum", completou o
secretário.
"A Semad é pequena em termo de quantitativo de pessoas, imagine as
maiores que lidam diretamente com o público como, por exemplo, as Secretarias
Municipais de Saúde, Educação. Agora, com esse programa, é algo que a gente
pode ajudar ao servidor e, essa ajuda, contribui com a Administração",
finalizou.
Equipe
O Programa de Bem Estar do Servidor (PBES) foi elaborado em equipe.
Coordenado pela secretária adjunta da Semad, Ana Cláudia Geraldes Magalhães,
com apoio da psicóloga Clarissa Soares da Silva Dias e da Assessora Técnica
Vanessa Delfino Dourado. Além delas, com a colaboração de Bruna Ferreira dos
Santos, Simone da Silva Santos, Valter Gonçalves Santana Junior, Carla Michele
Costa Melo Varjão, Sheila Lúcia Marques da Silva Farias Braga.
Local
A sede do PBES, com seis salas disponíveis, é na Av. Carlos Gomes,
n°2776, São Cristóvão.
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