Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Ji-Paraná alinha propostas para orçamento de 2024

Metas estão previstas no PPA e nas diretrizes LDO e LOA


Foto: Maria Elis - Gente de Opinião
Foto: Maria Elis

O Prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (União Brasil), reuniu, nesta sexta-feira (7), os secretários para traçar diretrizes para elaboração do orçamento municipal de 2024. As discussões foram baseadas nas metas previstas no Plano Plurianual (PPA) e nas diretrizes definidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), considerando a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA).

 Isaú Fonseca pediu rigor na aplicação dos recursos de cada pasta para que os serviços essenciais sejam garantidos à população. Segundo ele, os secretários devem estabelecer prioridades no orçamento municipal para que o plano de governo seja cumprido integralmente.

O prefeito frisou que as reuniões sobre o orçamento tem o objetivo de fazer uma previsão dos recursos disponíveis para execução das metas propostas “Nossa gestão dá importância ao orçamento e planejamento financeiro para que possamos garantir obras e serviços de qualidade aos moradores de nossa cidade”, admitiu.

Ele reforçou a exigência para que os secretários cumpram o orçamento e dê preferência às atividades essenciais. “Já estamos pensando no próximo ano. Além de cumprir o que estabelecemos no PPA, solicitei que sejam feitos contatos para que o município possa receber emendas parlamentares para iniciar novos projetos”, alegou.

O secretário municipal de Planejamento, Pedro Cabeça Sobrinho, afirmou que a reunião reforça a opinião do prefeito para que os recursos públicos sejam destinados levando em conta programas prioritários como Obras (Poeira Zero), Educação, Saúde, Assistência Social, entre outros. 

O orçamento público é o instrumento de planejamento que detalha a previsão dos recursos a serem arrecadados (impostos e outras receitas estimadas) e a destinação desses recursos (ou seja, em quais despesas esses recursos serão utilizados) a cada ano.

Ele é elaborado considerando a capacidade do município e as demandas que a sociedade apresenta, por meio de audiências, questionários e outras formas de participação.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)