Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Candeias e Ibama firmam parceria



O Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Prefeitura de Candeias do Jamari iniciou na tarde da última terça-feira, 03, primeira etapa do processo seletivo para contratação de brigadistas temporárias para o combate de incêndios florestais no município.

A contratação está a cargo do através do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo.

Na etapa (pré-seleção), os candidatos foram avaliados pelas suas habilidades com o uso de ferramentas agrícolas e aptidão física. Os testes práticos realizados habilitaram 27 candidatos para participar no período de 23 a 27 de maio, da última fase, que consiste na capacitação sobre prevenção incêndios, em um curso de 40 horas.

No final do processo seletivo os alunos aprovados no curso, seguindo ordem de classificação e obedecendo aos critérios estipulados no edital, serão contratados 15 brigadistas, sendo que 13 trabalharam como brigadistas, um como chefe de brigada e outro como chefe de esquadrão, para prestar serviço em Candeias de 1º de julho a 30 de novembro.

A contratação de brigadistas, será realizada por meio de convênio entre o Ibama e a prefeitura. A remuneração varia de um a dois salários mínimos por mês. No período de atuação da brigada os contratados também receberão vantagens como auxílio alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio transporte e seguro acidente. A jornada é de 40 horas semanais de trabalho.

De acordo com técnico ambiental, Flavio Queiroz, instrutor responsável por etapa de seleção dos candidatos, a brigada do Ibama gerará emprego temporário por pelo menos 5 meses. “É muito importante a implantação da brigada no município. E isto só será possível com a parceria do Governo Municipal que disponibilizará toda a infraestrutura necessária para implantação do Centro Especializado Prevfogo em Candeias do Jamari”.

 Fonte: Shyley Saíssem
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

O Parque da Cidade vive uma transformação, pela primeira vez, o espaço destinado à alimentação recebeu atenção especial e ganhou o nome de Vila Natali

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)