Porto Velho (RO) domingo, 17 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura de Candeias adquire novos veículos para saúde


Uma Kombi com capacidade para 12 passageiros foi adquirida pela Prefeitura de Candeias do Jamari, para ser utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nos serviços de remoção e transporte dos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise e fisioterapia em Porto Velho.

Equipado com ar condicionado, a previsão da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) é de que o veículo seja entregue ainda esta semana à comunidade, assim que for concluído o procedimento de emplacamentos do veiculo.
Nos próximos 60 dias a prefeitura, em parceria com o governo do estado, reforçará o serviço de transporte de pacientes com a entrega de um micro-ônibus de 28 lugares e mais uma ambulância (Fiat Doblô). A subsecretária da Saúde do município, Neuzeli Mariano, adiantou que a prefeitura tem feito investimentos significativos no setor para melhorar o atendimento à população.

“Há três meses, foram entregues três Fiat Uno, três motos e duas ambulâncias. Agora será entregue uma Kombi. Vale ressaltar que todos esses veículos estão à disposição nas nossas unidades do município para a remoção de pacientes com dificuldade de locomoção, enfatizou Neuzeli.

Por sua vez, a secretária municipal de Saúde, Adriana Rodrigues, afirmou que esses investimentos representam um avanço na melhoria do sistema de saúde em Candeias do Jamari.

“A saúde é uma das áreas onde há uma grande demanda da população. Por isso temos procurado melhorar as unidades de saúde, adquirir novos equipamentos e, também, trabalhar na capacitação dos profissionais da área. Essa nova Kombi dará mais dignidade aos pacientes que fazem hemodiálise em Porto Velho, tendo em vista que esse é um tratamento de alta complexidade e ainda não é disponibilizado pelo município”, disse a secretária.

Investimentos

Na atual administração, o investimento na área da saúde em Candeias do Jamari praticamente dobraram. São ações realizadas tanto na sede do município como também na zona rural. Em Triunfo, foi construída a casa de apoio à saúde para os profissionais que trabalham no distrito.

A Unidade Básica de Saúde Nova Colina, localizada na BR364, que estava abandonado há quase dez anos, foi reformada e equipada e em Vila Samuel, na linha 45, está sendo construído um posto de saúde.

Na sede do município a prefeitura trabalha na reforma e ampliação bas Unidades de Saúde do Palheiral e Santa Isabel. Nesta última, o pronto atendimento passou a ser 24 horas e a população passou a contar também com serviço odontológico, exame laboratorial, ultrassonografia, raio x, internações e outros procedimentos médicos.

A ampliação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF) também melhorou a área da saúde preventiva e atenção básica no município. “Hoje, proporcionalmente, Candeias do Jamari é o município de Rondônia com o maior número de equipes do PSF atendendo a população em suas residências”, lembrou a secretária.

Fonte: Shyley Saissem

Mais Sobre Municípios

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro de 2021 pel

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Moradores da zona Leste e imediações terão acesso a diversos serviços de cunho social em um só lugar e gratuitos. A Prefeitura de Porto Velho realiza,

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

A Prefeitura de Porto Velho entregou, no sábado (9), durante solenidade na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Areal da Florest