Quarta-feira, 3 de novembro de 2010 - 17h43
A Prefeitura de Ariquemes, através das Secretarias de Agricultura, Indústria e Comércio e Educação, em parceria com o SENAR/RO (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizaram na última semana entre os dias 25 e 29.10, o curso de “Embutidos e Defumados”, na comunidade São Geraldo, localizada na LC-60 no TB- 40 da rodovia 421, com a participação de 16 produtores.
O intuito é incentivar e qualificar o homem do campo para que ele consiga viver bem sem ter que abandonar a terra, agregando valor e renda aos seus produtos e trabalhos.
Com o curso, vários produtores ficaram entusiasmados e já pensam em investir na fabricação dos embutidos, criando seus próprios negócios.
O Presidente da Associação e agricultor, Wanderlei da Silva, junto com os participantes planejam criar uma cooperativa para comercializar os produtos e implantar em breve uma agroindústria na comunidade. Wanderlei acredita fielmente, que assim beneficiará não apenas a sua família, mas toda a região.
O instrutor Valmir Correia, que há 20 anos trabalha com embutidos e defumados, explicou os procedimentos durante o treinamento. “Os participantes tiveram a oportunidade de aprender a importância da higiene para se ter um produto de qualidade e puderam conhecer na prática como os embutidos e defumados de porco, frango e boi, são feitos”.
“Temos que valorizar o que é nosso, os produtos da nossa terra. É através dessas qualificações que o homem do campo aprende a produzir com a mesma qualidade que as grandes empresas”, explica a secretária de Agricultura Mary Braganhol.
Estiveram presentes no encerramento, representando o secretário de Educação, Lourenço Martins, o mobilizador do SENAR em Ariquemes, Antônio Marcos, agricultores e imprensa local, onde todos se deliciaram com uma feijoada.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)