Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeitura abre 70 vagas para Cursos Profissionalizantes


Estão abertas as pré-matriculas para o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nesta fase são mais 70 vagas para os cursos de Auxiliar de Tesouraria e Montador e Reparador de Computador.

A Semas além de realizar as pré-matrículas vai fiscalizar o desenvolvimento do programa. A secretaria firmou parceria com órgãos ofertantes de cursos, no caso de Ji-Paraná o Sistema ‘S’ e o Instituto Federal de Rondônia, IFRO. Os cursos com pré-matrículas abertas serão ofertados pelo SENAC (Auxiliar de Tesouraria – 30 vagas) e IFRO (Montador e Reparador de Computador – 40 vagas). As inscrições devem ser realizadas na própria Semas, ou nos CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

O Pronatec faz parte do Plano Brasil sem Miséria, e deve oferecer ainda este pelo menos mais cinco cursos profissionalizantes em Ji-Paraná. De acordo com o Pedagogo, Rogério Crivelaro, responsável pelo desenvolvimento dos programas de educação da Semas adiantou que podem fazer a inscrição jovens a partir de 15 anos*. “Vamos fiscalizar a qualidade e prestação dos serviços por parte dos parceiros”, frisou Rogério. Serão observados também o ambiente, a qualificação dos professores. Através do Pronatec (Bolsa Formação Trabalhador) é distribuído vale transporte, lanche e material didático. O pedagogo lembrou que a distribuição destes itens é de responsabilidade do parceiro ofertante.

Preferencialmente as vagas serão preenchidas por jovens em área de vulnerabilidade social com renda per capita de R$ 70,00 (Setenta reais). A pré matricula é feita diretamente no CadÚnico – Cadastro Único que atende a Família. Se não houver o preenchimento das vagas neste critério, explica Rogério Crivelaro o programa estende para outras faixas. Após a pré matricula os dados são conferidos on line no Ministério da Educação e Cultura, que confirma ou não o candidato, informando os agentes responsáveis pelos cursos.

As inscrições podem realizadas nos três CRAS, no Jardim dos Migrantes, na Rua Padre Cícero, 721; CRAS São Francisco, Rua Calama, 913 e CRAS Roda Moinho, no Bairro JK, Rua Cambé, 2228. Ou diretamente na secretaria, localizada na Avenida Marechal Rondon, próximo ao Feirão do produtor. “Há um servidor atendendo exclusivamente os jovens para inscrição no Pronatec”, falou Rogério ao informar o telefone que pode auxiliar os interessados (3416- 4188). O período de pré-inscrição termina no dia 21 de julho.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: