Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito solicita implantação do SINE em Candeias


O poder executivo oficializou a solicitação junto a SEMDESTUR - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócio Econômico e Turismo de Porto Velho, no início do mês, através da Subsecretária de Convênios e Assuntos Estratégicos, Rubiafran Santos, que em reunião com o Secretário da SEMDESTUR, Antônio Geraldo Affonso, falou da necessidade de instalar o posto no município. Relatou que por estar próximo ao Distrito Industrial de Porto Velho e da Usina Hidrelétrica de Samuel, cerca de 30 pessoas procuram diariamente uma oportunidade de emprego. “A prefeitura possui um programa municipal, o “Mão Amiga”, coordenada pela Chefe de Gabinete Adriana de Jesus, que faz a confecção de currículos e encaminha os interessados para as empresas cadastradas. Mas não temos estrutura suficiente para atender a demanda cada vez mais crescente”, enfoca. “A prefeitura tem recebido aproximadamente 300 pessoas por mês, para elaborar currículo, alistamento, emissão de CTPS e encaminhamentos. A instalação do SINE em Candeias do Jamari irá beneficiar toda a população de Candeias e adjacências, uma vez que os interessados não precisarão se deslocar até a capital em busca de uma oportunidade de emprego, reduzindo assim as filas do SINE em Porto Velho”, concluiu Rubiafran.

Em resposta, a SEMDESTUR representada por Liliana Cláudia Oliveira, Dra. ONGS América Latina, reuniu-se com o prefeito Dinho e a Subsecretária de Convênios e Assuntos Estratégicos Rubiafran Santos, no gabinete da Prefeitura. Liliana verificou in loco as ações desenvolvidas junto à população e os atendimentos feitos pela equipe através do programa municipal. “O objetivo dessa visita é verificar a veracidade dos dados apresentados através da proposta enviada por meio de ofício. E constatei que há grandes possibilidades de se instalar no município um posto de atendimento do SINE (Sistema Nacional de Emprego) onde facilitará ainda mais o acesso da população às oportunidades existentes no mercado de trabalho”, afirmou Liliana. “Estarei encaminhando ao Secretário os dados colhidos nessa visita e um relatório constando todas as informações necessárias. Após a instalação do SINE vamos iniciar a implantação do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego- PRONATEC, que tem por objetivo aumentar as oportunidades educacionais aos jovens por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional”, concluiu.

Para o prefeito Dinho, a instalação do posto vai trazer benefícios e crescimento, pois o SINE facilita a inserção no mercado de trabalho. “Agora, os trabalhadores que buscam uma nova recolocação no mercado de trabalho, ou interessados em dar entrada no seguro desemprego não precisarão mais ir ao município vizinho buscar atendimento”, destacou.

Sobre o SINE

O SINE visa promover a "intermediação de mão-de-obra, implantando serviços e agências de colocação em todo o País (postos de atendimento). Além disso, previa o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações" (FONTE: site do Ministério do Trabalho e Emprego).

Fonte: Alinne Assis

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç