Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito Márcio recebe comitiva peruana em Ariquemes


 
Para fechar com chave de ouro o sábado (05.06), marcado por várias conquistas, 11 quilômetros de asfalto e um ônibus para os idosos. O Prefeito Márcio Raposo recebeu em Ariquemes uma delegação de 19 pessoas vindas do Peru, Chile e França. Os representantes do governo, pesquisadores, estudantes e empresários vieram conhecer o sistema de psicultura e aquicultura de Ariquemes, maior produtora de tambaqui em cativeiro da Região Norte.

A reunião foi realizada no Restaurante Ancoradouro, em Ariquemes e foi intermediada pelo superintendente do Ministério da Pesca em Rondônia, Jenner Bezerra de Menezes. “O objetivo da vinda da delegação a Rondônia e Acre foi de conhecer os avanços das técnicas desenvolvidas na criação de tambaqui e pirarucu em cativeiro. A ideia é promover um intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento entre as Américas”, ressaltou Menezes.

O anfitrião, Prefeito Márcio Raposo afirmou estar comprometido com o desenvolvimento do município e salientou a importância dos criadouros de peixe neste contexto. “Ariquemes já é a maior produtora de tambaqui na Região Norte do país. Mas faremos muito mais. Estamos levando este cultivo para a agricultura familiar, para que além de proporcionar mais qualidade na alimentação e renda extra ao homem do campo, possamos oferecer melhores preços à cidade, que consequentemente se alimentará de forma mais nutritiva e saudável. E claro, pretendemos estreitar ainda mais as relações comerciais entre os países vizinhos, para através dos peixes alavancarmos nossa economia local”, expõe o Prefeito.

Os visitantes, em geral, disseram estar empolgados com os avanços na psicultura e aquicultura de Ariquemes e esperam unir forças, conhecimentos e técnicas para aumentar as produções. O forte do Peru é a fabricação de farinha de peixe.

Ainda de acordo com o Prefeito Márcio Raposo os cuidados com a preservação do meio ambiente e o aprimoramento das técnicas fazem com que a produção de peixes em cativeiro cresça cada vez mais, gerando mais recursos e qualidade de vida para os produtores.


Despesca Mecânica

No domingo a comitiva acompanhou de perto uma despesca mecânica de 12 toneladas, realizada a 70 quilômetros de Ariquemes.

Fonte: Kerli Unser
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)