Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito Márcio recebe comitiva peruana em Ariquemes


 
Para fechar com chave de ouro o sábado (05.06), marcado por várias conquistas, 11 quilômetros de asfalto e um ônibus para os idosos. O Prefeito Márcio Raposo recebeu em Ariquemes uma delegação de 19 pessoas vindas do Peru, Chile e França. Os representantes do governo, pesquisadores, estudantes e empresários vieram conhecer o sistema de psicultura e aquicultura de Ariquemes, maior produtora de tambaqui em cativeiro da Região Norte.

A reunião foi realizada no Restaurante Ancoradouro, em Ariquemes e foi intermediada pelo superintendente do Ministério da Pesca em Rondônia, Jenner Bezerra de Menezes. “O objetivo da vinda da delegação a Rondônia e Acre foi de conhecer os avanços das técnicas desenvolvidas na criação de tambaqui e pirarucu em cativeiro. A ideia é promover um intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento entre as Américas”, ressaltou Menezes.

O anfitrião, Prefeito Márcio Raposo afirmou estar comprometido com o desenvolvimento do município e salientou a importância dos criadouros de peixe neste contexto. “Ariquemes já é a maior produtora de tambaqui na Região Norte do país. Mas faremos muito mais. Estamos levando este cultivo para a agricultura familiar, para que além de proporcionar mais qualidade na alimentação e renda extra ao homem do campo, possamos oferecer melhores preços à cidade, que consequentemente se alimentará de forma mais nutritiva e saudável. E claro, pretendemos estreitar ainda mais as relações comerciais entre os países vizinhos, para através dos peixes alavancarmos nossa economia local”, expõe o Prefeito.

Os visitantes, em geral, disseram estar empolgados com os avanços na psicultura e aquicultura de Ariquemes e esperam unir forças, conhecimentos e técnicas para aumentar as produções. O forte do Peru é a fabricação de farinha de peixe.

Ainda de acordo com o Prefeito Márcio Raposo os cuidados com a preservação do meio ambiente e o aprimoramento das técnicas fazem com que a produção de peixes em cativeiro cresça cada vez mais, gerando mais recursos e qualidade de vida para os produtores.


Despesca Mecânica

No domingo a comitiva acompanhou de perto uma despesca mecânica de 12 toneladas, realizada a 70 quilômetros de Ariquemes.

Fonte: Kerli Unser
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

Novo modelo vai agilizar aprovação de obras em Porto Velho a partir de 2026

A Prefeitura de Porto Velho adotará, a partir de 2026, um novo modelo de licença de obras para construções unifamiliares, com emissão automática do al

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)