Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito Márcio recebe comitiva peruana em Ariquemes


 
Para fechar com chave de ouro o sábado (05.06), marcado por várias conquistas, 11 quilômetros de asfalto e um ônibus para os idosos. O Prefeito Márcio Raposo recebeu em Ariquemes uma delegação de 19 pessoas vindas do Peru, Chile e França. Os representantes do governo, pesquisadores, estudantes e empresários vieram conhecer o sistema de psicultura e aquicultura de Ariquemes, maior produtora de tambaqui em cativeiro da Região Norte.

A reunião foi realizada no Restaurante Ancoradouro, em Ariquemes e foi intermediada pelo superintendente do Ministério da Pesca em Rondônia, Jenner Bezerra de Menezes. “O objetivo da vinda da delegação a Rondônia e Acre foi de conhecer os avanços das técnicas desenvolvidas na criação de tambaqui e pirarucu em cativeiro. A ideia é promover um intercâmbio de tecnologia e desenvolvimento entre as Américas”, ressaltou Menezes.

O anfitrião, Prefeito Márcio Raposo afirmou estar comprometido com o desenvolvimento do município e salientou a importância dos criadouros de peixe neste contexto. “Ariquemes já é a maior produtora de tambaqui na Região Norte do país. Mas faremos muito mais. Estamos levando este cultivo para a agricultura familiar, para que além de proporcionar mais qualidade na alimentação e renda extra ao homem do campo, possamos oferecer melhores preços à cidade, que consequentemente se alimentará de forma mais nutritiva e saudável. E claro, pretendemos estreitar ainda mais as relações comerciais entre os países vizinhos, para através dos peixes alavancarmos nossa economia local”, expõe o Prefeito.

Os visitantes, em geral, disseram estar empolgados com os avanços na psicultura e aquicultura de Ariquemes e esperam unir forças, conhecimentos e técnicas para aumentar as produções. O forte do Peru é a fabricação de farinha de peixe.

Ainda de acordo com o Prefeito Márcio Raposo os cuidados com a preservação do meio ambiente e o aprimoramento das técnicas fazem com que a produção de peixes em cativeiro cresça cada vez mais, gerando mais recursos e qualidade de vida para os produtores.


Despesca Mecânica

No domingo a comitiva acompanhou de perto uma despesca mecânica de 12 toneladas, realizada a 70 quilômetros de Ariquemes.

Fonte: Kerli Unser
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co