Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito Dinho Souza entrega terrenos a família carentes de Candeias



O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, entregou esta semana 15 lotes de terras medindo 300 metros quadrados a famílias carentes do bairro Santa Letícia. No local, os novos proprietários, que já ocupavam a área há oito meses, poderão agora construir suas casas.

O terreno onde estão localizados os lotes pertencia a uma empresa, mas foi desapropriado pelo município por descumprimento de uma clausula do Termo de Posse que estipulava prazo para ocupação da área de mais de 4,5 mil metros quadrados .

Para o secretario de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município, Wilson Café, essa foi uma decisão acertada do prefeito tendo em vista que terreno loteado não havia sido ocupado no prazo determinado e só estava servindo de reduto para bandidagem.

“Com a desapropriação, a prefeitura agora tem como fazer com que aquela área cumpra com seu papel social, que é assegurar um local para que aquelas famílias possam construir suas casas. A decisão política do prefeito foi uma alternativa para minimizar os problemas fundiários na área urbana do município”, disse.

O prefeito Dinho Souza reforçou que, apesar das dificuldades de expansão que o município enfrenta, a prefeitura tem buscado diariamente solucionar o problema do deficit habitacional que Candeias do Jamari passou a enfrentar, principalmente depois do início da construção das usinas hidrelétrica do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio).

“A população do município tem crescido muito nos últimos anos. E para fazer frente a essa demanda, a prefeitura precisa tomar a decisão de desocupar áreas que não estão sendo aproveitadas para distribuir a quem precisa de moradia. Todo mundo mundo tem o direito de viver com dignidade e nós, como prefeito do município, estamos nessa luta para garantir uma melhor qualidade de vida aos menos favorecidos”,frisou o prefeito.

Para a dona de casa Janilce Oliveira, uma das beneficiadas, a decisão de prefeito de doar os lotes veio em boa hora. “Estou muito feliz com a atitude dele. Agora vou poder sair do aluguel e já posso contar com um canto para morar com seus filhos”, afirmou.

Com mesma essa doação de lotes, já são 30 o número de famílias beneficiadas com a ação da Prefeitura de Candeias do Jamari, só em fevereiro. O prefeito Dinho Souza assegurou que mais terrenos poderão ser desapropriado, caso não esteja sendo ocupado de acordo com o Termo de Posse, que dá o prazo de seis meses para que seja edificada alguma construção no local.

Fonte: Shyley Saissem

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce