Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito Dinho Souza entrega terrenos a família carentes de Candeias



O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, entregou esta semana 15 lotes de terras medindo 300 metros quadrados a famílias carentes do bairro Santa Letícia. No local, os novos proprietários, que já ocupavam a área há oito meses, poderão agora construir suas casas.

O terreno onde estão localizados os lotes pertencia a uma empresa, mas foi desapropriado pelo município por descumprimento de uma clausula do Termo de Posse que estipulava prazo para ocupação da área de mais de 4,5 mil metros quadrados .

Para o secretario de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município, Wilson Café, essa foi uma decisão acertada do prefeito tendo em vista que terreno loteado não havia sido ocupado no prazo determinado e só estava servindo de reduto para bandidagem.

“Com a desapropriação, a prefeitura agora tem como fazer com que aquela área cumpra com seu papel social, que é assegurar um local para que aquelas famílias possam construir suas casas. A decisão política do prefeito foi uma alternativa para minimizar os problemas fundiários na área urbana do município”, disse.

O prefeito Dinho Souza reforçou que, apesar das dificuldades de expansão que o município enfrenta, a prefeitura tem buscado diariamente solucionar o problema do deficit habitacional que Candeias do Jamari passou a enfrentar, principalmente depois do início da construção das usinas hidrelétrica do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio).

“A população do município tem crescido muito nos últimos anos. E para fazer frente a essa demanda, a prefeitura precisa tomar a decisão de desocupar áreas que não estão sendo aproveitadas para distribuir a quem precisa de moradia. Todo mundo mundo tem o direito de viver com dignidade e nós, como prefeito do município, estamos nessa luta para garantir uma melhor qualidade de vida aos menos favorecidos”,frisou o prefeito.

Para a dona de casa Janilce Oliveira, uma das beneficiadas, a decisão de prefeito de doar os lotes veio em boa hora. “Estou muito feliz com a atitude dele. Agora vou poder sair do aluguel e já posso contar com um canto para morar com seus filhos”, afirmou.

Com mesma essa doação de lotes, já são 30 o número de famílias beneficiadas com a ação da Prefeitura de Candeias do Jamari, só em fevereiro. O prefeito Dinho Souza assegurou que mais terrenos poderão ser desapropriado, caso não esteja sendo ocupado de acordo com o Termo de Posse, que dá o prazo de seis meses para que seja edificada alguma construção no local.

Fonte: Shyley Saissem

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: