Porto Velho (RO) sábado, 23 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito Dinho Souza entrega terrenos a família carentes de Candeias



O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, entregou esta semana 15 lotes de terras medindo 300 metros quadrados a famílias carentes do bairro Santa Letícia. No local, os novos proprietários, que já ocupavam a área há oito meses, poderão agora construir suas casas.

O terreno onde estão localizados os lotes pertencia a uma empresa, mas foi desapropriado pelo município por descumprimento de uma clausula do Termo de Posse que estipulava prazo para ocupação da área de mais de 4,5 mil metros quadrados .

Para o secretario de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do município, Wilson Café, essa foi uma decisão acertada do prefeito tendo em vista que terreno loteado não havia sido ocupado no prazo determinado e só estava servindo de reduto para bandidagem.

“Com a desapropriação, a prefeitura agora tem como fazer com que aquela área cumpra com seu papel social, que é assegurar um local para que aquelas famílias possam construir suas casas. A decisão política do prefeito foi uma alternativa para minimizar os problemas fundiários na área urbana do município”, disse.

O prefeito Dinho Souza reforçou que, apesar das dificuldades de expansão que o município enfrenta, a prefeitura tem buscado diariamente solucionar o problema do deficit habitacional que Candeias do Jamari passou a enfrentar, principalmente depois do início da construção das usinas hidrelétrica do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio).

“A população do município tem crescido muito nos últimos anos. E para fazer frente a essa demanda, a prefeitura precisa tomar a decisão de desocupar áreas que não estão sendo aproveitadas para distribuir a quem precisa de moradia. Todo mundo mundo tem o direito de viver com dignidade e nós, como prefeito do município, estamos nessa luta para garantir uma melhor qualidade de vida aos menos favorecidos”,frisou o prefeito.

Para a dona de casa Janilce Oliveira, uma das beneficiadas, a decisão de prefeito de doar os lotes veio em boa hora. “Estou muito feliz com a atitude dele. Agora vou poder sair do aluguel e já posso contar com um canto para morar com seus filhos”, afirmou.

Com mesma essa doação de lotes, já são 30 o número de famílias beneficiadas com a ação da Prefeitura de Candeias do Jamari, só em fevereiro. O prefeito Dinho Souza assegurou que mais terrenos poderão ser desapropriado, caso não esteja sendo ocupado de acordo com o Termo de Posse, que dá o prazo de seis meses para que seja edificada alguma construção no local.

Fonte: Shyley Saissem

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Conforme o inverno amazônico apresenta maior precipitação pluviométrica, causando danos às estradas vicinais, a Secretaria Municipal de Agricultura, P

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Na oportunidade o Secretário de Agricultura Indústria e Comércio (SEMAIC), Antônio Marcos, acompanhou a prefeita Carla Redano, que visitaram a proprie