Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito de Candeias do Jamari recebe homenagem da Policia Militar Ambiental


Prefeito de Candeias do Jamari recebe homenagem da Policia Militar Ambiental - Gente de Opinião



O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, foi homenageado na manhã desta sexta-feira, 09, pelo comando do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

A honraria foi concedida como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela prefeitura voltado à preservação ambiental e a colaboração que o prefeito tem dado à guarnição na luta pela preservação ecológica no município e, consequentemente, em Rondônia.

A comenda foi entregue durante solenidade comemorativa aos 25 anos de implantação da instituição no estado — e pela passagem do Dia do Policial Ambiental — realizada no comando do batalhão que é sediado no município.

Na ocasião o prefeito Dinho Souza agradeceu a deferência e falou da importância da instituição para todo o estado de Rondônia. “Hoje um dos grandes desafios da humanidade é assegurar um meio ambiente preservado para as futuras gerações. E o Batalhão Ambiental tem conseguido esse feito. A prova está na diminuição das queimadas e desmatamento no Estado”, disse.

Dinho Souza lembrou ainda que, para os gestores públicos esse desafio é maior, porque o planejamento visando o desenvolvimento tem que estar aliado à sustentabilidade.

“Na prática, no dia-a-dia da administração temos que encontrar a equação para esse dilema, ou seja, desenvolver sem degradar. E em Candeias do Jamari as ações da prefeitura tem se dado nesse sentido”, afirmou.
 

Histórico

Há 25 anos protegendo o meio ambiente de Rondônia, o BPA é uma unidade especializada da Polícia Militar de Rondônia. A instituição começou com um pequeno grupo, mas foi aumentando gradativamente, conforme os problemas na área ambiental iam aumentando.

A Polícia Ambiental utiliza-se de vários recursos para superar as dificuldades de logística e material em suas ações de fiscalização. Muitas infrações constatadas pelos policiais ambientais são relativas a pesca ilegal, desmatamento, caça e queimadas em áreas rurais, que acabam causando o desaparecimento da biodiversidade de determinadas regiões

A prioridade, conforme o comandante, tenente-coronel Vilson de Salles Machado, é a fiscalização preventiva desenvolvida nos rios e em áreas rurais, de proteção ambiental e de conservação. "Engana-se quem pensa que a repressão é a estratégia da Polícia Ambiental. A grande arma para minimizar os crimes e infrações ambientais é a educação ambiental.

Fonte:  Shyley Saissem
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)