Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito de Candeias do Jamari recebe homenagem da Policia Militar Ambiental


Prefeito de Candeias do Jamari recebe homenagem da Policia Militar Ambiental - Gente de Opinião



O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, foi homenageado na manhã desta sexta-feira, 09, pelo comando do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

A honraria foi concedida como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela prefeitura voltado à preservação ambiental e a colaboração que o prefeito tem dado à guarnição na luta pela preservação ecológica no município e, consequentemente, em Rondônia.

A comenda foi entregue durante solenidade comemorativa aos 25 anos de implantação da instituição no estado — e pela passagem do Dia do Policial Ambiental — realizada no comando do batalhão que é sediado no município.

Na ocasião o prefeito Dinho Souza agradeceu a deferência e falou da importância da instituição para todo o estado de Rondônia. “Hoje um dos grandes desafios da humanidade é assegurar um meio ambiente preservado para as futuras gerações. E o Batalhão Ambiental tem conseguido esse feito. A prova está na diminuição das queimadas e desmatamento no Estado”, disse.

Dinho Souza lembrou ainda que, para os gestores públicos esse desafio é maior, porque o planejamento visando o desenvolvimento tem que estar aliado à sustentabilidade.

“Na prática, no dia-a-dia da administração temos que encontrar a equação para esse dilema, ou seja, desenvolver sem degradar. E em Candeias do Jamari as ações da prefeitura tem se dado nesse sentido”, afirmou.
 

Histórico

Há 25 anos protegendo o meio ambiente de Rondônia, o BPA é uma unidade especializada da Polícia Militar de Rondônia. A instituição começou com um pequeno grupo, mas foi aumentando gradativamente, conforme os problemas na área ambiental iam aumentando.

A Polícia Ambiental utiliza-se de vários recursos para superar as dificuldades de logística e material em suas ações de fiscalização. Muitas infrações constatadas pelos policiais ambientais são relativas a pesca ilegal, desmatamento, caça e queimadas em áreas rurais, que acabam causando o desaparecimento da biodiversidade de determinadas regiões

A prioridade, conforme o comandante, tenente-coronel Vilson de Salles Machado, é a fiscalização preventiva desenvolvida nos rios e em áreas rurais, de proteção ambiental e de conservação. "Engana-se quem pensa que a repressão é a estratégia da Polícia Ambiental. A grande arma para minimizar os crimes e infrações ambientais é a educação ambiental.

Fonte:  Shyley Saissem
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam