Sexta-feira, 9 de julho de 2010 - 17h02
![]() |
O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, foi homenageado na manhã desta sexta-feira, 09, pelo comando do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
A honraria foi concedida como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela prefeitura voltado à preservação ambiental e a colaboração que o prefeito tem dado à guarnição na luta pela preservação ecológica no município e, consequentemente, em Rondônia.
A comenda foi entregue durante solenidade comemorativa aos 25 anos de implantação da instituição no estado — e pela passagem do Dia do Policial Ambiental — realizada no comando do batalhão que é sediado no município.
Na ocasião o prefeito Dinho Souza agradeceu a deferência e falou da importância da instituição para todo o estado de Rondônia. “Hoje um dos grandes desafios da humanidade é assegurar um meio ambiente preservado para as futuras gerações. E o Batalhão Ambiental tem conseguido esse feito. A prova está na diminuição das queimadas e desmatamento no Estado”, disse.
Dinho Souza lembrou ainda que, para os gestores públicos esse desafio é maior, porque o planejamento visando o desenvolvimento tem que estar aliado à sustentabilidade.
“Na prática, no dia-a-dia da administração temos que encontrar a equação para esse dilema, ou seja, desenvolver sem degradar. E em Candeias do Jamari as ações da prefeitura tem se dado nesse sentido”, afirmou.
Histórico
Há 25 anos protegendo o meio ambiente de Rondônia, o BPA é uma unidade especializada da Polícia Militar de Rondônia. A instituição começou com um pequeno grupo, mas foi aumentando gradativamente, conforme os problemas na área ambiental iam aumentando.
A Polícia Ambiental utiliza-se de vários recursos para superar as dificuldades de logística e material em suas ações de fiscalização. Muitas infrações constatadas pelos policiais ambientais são relativas a pesca ilegal, desmatamento, caça e queimadas em áreas rurais, que acabam causando o desaparecimento da biodiversidade de determinadas regiões
A prioridade, conforme o comandante, tenente-coronel Vilson de Salles Machado, é a fiscalização preventiva desenvolvida nos rios e em áreas rurais, de proteção ambiental e de conservação. "Engana-se quem pensa que a repressão é a estratégia da Polícia Ambiental. A grande arma para minimizar os crimes e infrações ambientais é a educação ambiental.
Fonte: Shyley Saissem
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre cuidado e união, mulheres celebram o 8 de Março em Porto Velho
Há dias em que a cidade acorda com outro ritmo, mais acolhedor, mais humano. Quando chega o Dia Internacional da Mulher, o coração parece bater um pou

Força feminina ajuda a preservar a memória da EFMM
Em um ambiente historicamente marcado pela presença masculina, Euzenir Gomes construiu sua trajetória profissional na ferrovia, tornando-se exemplo de

No dia das mulheres, Prefeitura leva saúde, cultura e serviços ao Espaço Alternativo
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Porto Velho realiza neste domingo (08), a partir das 16h, no Espaço Alternativo, uma ação

Ponte metálica terá estrutura fixa na Estrada de Santo Antônio
Idealizada após mais um rompimento da pista durante um período de fortes chuvas, a ponte que está sendo construída sobre o igarapé Bate-Estaca contará
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)