Porto Velho (RO) quarta-feira, 27 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito de Candeias do Jamari recebe homenagem da Policia Militar Ambiental


Prefeito de Candeias do Jamari recebe homenagem da Policia Militar Ambiental - Gente de Opinião



O prefeito Dinho Sousa, de Candeias do Jamari, foi homenageado na manhã desta sexta-feira, 09, pelo comando do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

A honraria foi concedida como reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela prefeitura voltado à preservação ambiental e a colaboração que o prefeito tem dado à guarnição na luta pela preservação ecológica no município e, consequentemente, em Rondônia.

A comenda foi entregue durante solenidade comemorativa aos 25 anos de implantação da instituição no estado — e pela passagem do Dia do Policial Ambiental — realizada no comando do batalhão que é sediado no município.

Na ocasião o prefeito Dinho Souza agradeceu a deferência e falou da importância da instituição para todo o estado de Rondônia. “Hoje um dos grandes desafios da humanidade é assegurar um meio ambiente preservado para as futuras gerações. E o Batalhão Ambiental tem conseguido esse feito. A prova está na diminuição das queimadas e desmatamento no Estado”, disse.

Dinho Souza lembrou ainda que, para os gestores públicos esse desafio é maior, porque o planejamento visando o desenvolvimento tem que estar aliado à sustentabilidade.

“Na prática, no dia-a-dia da administração temos que encontrar a equação para esse dilema, ou seja, desenvolver sem degradar. E em Candeias do Jamari as ações da prefeitura tem se dado nesse sentido”, afirmou.
 

Histórico

Há 25 anos protegendo o meio ambiente de Rondônia, o BPA é uma unidade especializada da Polícia Militar de Rondônia. A instituição começou com um pequeno grupo, mas foi aumentando gradativamente, conforme os problemas na área ambiental iam aumentando.

A Polícia Ambiental utiliza-se de vários recursos para superar as dificuldades de logística e material em suas ações de fiscalização. Muitas infrações constatadas pelos policiais ambientais são relativas a pesca ilegal, desmatamento, caça e queimadas em áreas rurais, que acabam causando o desaparecimento da biodiversidade de determinadas regiões

A prioridade, conforme o comandante, tenente-coronel Vilson de Salles Machado, é a fiscalização preventiva desenvolvida nos rios e em áreas rurais, de proteção ambiental e de conservação. "Engana-se quem pensa que a repressão é a estratégia da Polícia Ambiental. A grande arma para minimizar os crimes e infrações ambientais é a educação ambiental.

Fonte:  Shyley Saissem
 

Mais Sobre Municípios

Professores de Rolim de Moura são homenageados com Moção de Honra e Reconhecimento

Professores de Rolim de Moura são homenageados com Moção de Honra e Reconhecimento

Na manhã de segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) em parceria com a Câmara de Vereadores em nome da Prefeitura de

Prefeitura e Saae participam da 3ª Semana das Engenharias na Fimca de Vilhena

Prefeitura e Saae participam da 3ª Semana das Engenharias na Fimca de Vilhena

Nesta segunda-feira o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, e o diretor geral do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae), Faiçal Akkari, particip

Obras de saneamento recebe visita técnica do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes

Obras de saneamento recebe visita técnica do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes

Na tarde da última quinta-feira (22.10), representantes do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes, realizaram uma visita técnica às ob

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

O bom momento econômico de Vilhena fica evidente com relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho (MTE) e pela Secretaria Municipal de Fazenda (S