Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito Bianco elogia decisão da Ale em destinar emendas para a saúde


O prefeito de Ji-Paraná José Bianco (DEM) elogiou a postura da Assembleia Legislativa de Rondônia de utilizar recursos de emendas contingenciadas para investir na saúde pública. Ele participou com o presidente da Assembleia Legislativa Valter Araújo (PTB) na manhã da última sexta-feira (16) durante um café da manhã com a imprensa em Ji-Paraná por ocasião da Assembleia Itinerante

O prefeito disse que embora a responsabilidade de custeio da saúde pública seja de responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal, quem de fato investe em saúde pública religiosamente e com percentuais definidos são os municípios. “Os prefeitos são obrigados a investir 15% na saúde, as vezes até mais, sob pena de perda de mandato se assim não o fizer”, disse Bianco, acrescentando que isso nem sempre ocorre com os governos estaduais.

Diante disso Bianco disse que a decisão dos deputados em liberar as emendas para que o governo possa financiar a saúde é elogiável. Em Ji-Paraná na Sessão Itinerante a Assembleia Legislativa se comprometeu em liberar emendas de R$ 3.5 milhões para a saúde, para o centro de diagnóstico de câncer, compra de equipamentos, e investimentos em infraestrutura hospitalar, entre outras ações coordenadas pela prefeitura.

Também deliberam emenda de R$ 3.3 milhões para a compra de uma carreta equipada para ser repassada à Fundação Pio XII, que administra o Hospital de Câncer de Barretos, para ser utilizada nos municípios de Rondônia em campanha itinerante no diagnóstico e prevenção do câncer. “Com isso pretendemos evitar que a doença se prolifere, uma vez que a prevenção pode evitar a doença em 98% dos casos se diagnosticado em tempo”, disse o presidente da Ale Valter Araújo.

Também estiveram presentes as deputadas Ana da 08 (PTdoB) e Epifânia Barbosa (PT) e os deputados Luizinho Goebel (PV), Euclides Maciel (PSDB), Jesualdo Pires (PSB), Maurão de Carvalho (PP) e o presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Nilton Cesar (PSB).


Fonte: ALE-RO
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

Morador da Zona Norte leva moto em sorteio no Parque da Cidade

A noite do dia 25 de dezembro, durante o Natal de Luz no Parque da Cidade, reuniu milhares de pessoas e marcou a programação especial do período natal

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)