Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Prefeito Affonso Cândido sanciona o projeto do Avança Ji-Paraná


Foto: Caio Abreu - Gente de Opinião
Foto: Caio Abreu

O prefeito Affonso Cândido (PL) sancionou, na terça-feira (28), o projeto de lei que cria o Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Estratégico de Ji-Paraná (Avança Ji-Paraná). O projeto foi votado e aprovado pela Câmara Municipal de Ji-Paraná, na terça-feira (25).

“Fiz um compromisso de campanha e agora estou cumprindo. O Avança Ji-Paraná será um conselho municipal que vai discutir o presente e futuro. Somos a primeira cidade de Rondônia a unir mais de 30 instituições, de todos os setores, para discutir e apresentar as soluções que precisamos”, garantiu Affonso Cândido.

O Avança Ji-Paraná foi criado para ser um órgão consultivo para formular e executar políticas de desenvolvimento econômico, sustentável e estratégico, e manter intercâmbios com órgãos municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

“Com o ato do prefeito Affonso Cândido, estamos testemunhando a coragem de plantar ideias e de dividir a gestão para ouvir novas propostas, para resgatar a credibilidade do município, trazendo as entidades para dentro da Prefeitura de Ji-Paraná”, afirmou o deputado estadual, Laerte Gomes (PSD).

Na avaliação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), Liomar Carvalho, a sanção do projeto de lei é um momento histórico. No entanto, ele pondera que as entidades estão chegando tarde no processo de decisões na administração municipal.

“Isso não é brincadeira [se referindo ao Avança Ji-Paraná]. Agora, nós vamos fazer parte desse processo. Vamos dividir a responsabilidade por cada decisão que for tomada daqui pra frente. A postura do prefeito Affonso Cândido foi exemplar e muito democrática”, acrescentou.

A deputada estadual, Cláudia de Jesus (PT) afirmou que a “oficialização” do conselho traz novas instituições e pessoas para o debate das futuras ações do município. Segundo ela, possíveis erros que foram cometidos no passado não podem ser corrigidos. “A partir de agora, nós vamos acertar e errar juntos”, alegou.

O vereador André Moreira, idealizador do projeto e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná, lembrou que o movimento teve início em 2020, e que após 12 meses foram apresentadas as primeiras propostas.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Desde do início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), re

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

Estudo preliminar do Ecossistema de Inovação de Cacoal será entregue nesta terça

O Sebrae em Rondônia promoveu um debate a respeito do desenvolvimento da inovação e tecnologia na região de Cacoal. Trata-se do Ecossistema Local de

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Cacoal dá primeiro passo para a Lei de Inovação com apoio do Sebrae em Rondônia

Na manhã do dia 21 de agosto, o município de Cacoal deu início oficial ao processo de elaboração da minuta da Lei de Inovação. A primeira etapa acon

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Trecho da avenida Anysio da Rocha volta a operar em mão dupla a partir do próximo domingo (24)

Como medida de planejamento do trânsito na região do bairro Rio Madeira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, T

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)