Quarta-feira, 20 de maio de 2015 - 08h40
Foi assinada na tarde da última segunda-feira (18) a ordem de serviço para ampliação da Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai - EFA. A entidade de ensino fica localizada no km 02 da linha 623, em Jaru-RO.
A obra orçada em 260 mil reais, contempla a construção de dormitórios femininos e será executada pela empresa Construterra construção civil LTDA. O prazo para a conclusão é de 150 dias. O recurso para ampliação da escola é proveniente de emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado federal Anselmo de Jesus.
O diretor da EFA, Sidnei Roberto, comemorou a noticia, e destacou que a ampliação faz parte dos sonhos idealizados por pais e alunos da instituição. “Quando nós acreditamos nos nossos sonhos e vamos à luta temos a certeza de conquistá-los”, disse Sidnei.
A EFA É uma escola comunitária que atende atualmente cerca de 70 alunos. E trabalha mediante a Pedagogia da Alternância, ou seja, metade dos estudantes estudam na escola durante 15 dias, nos outros 15 dias aplicam o que aprenderam na propriedade rural, enquanto a outra turma recebe as orientações teóricas. O sistema empregado em todas as EFAs do país.
Ela é a primeira das seis escolas família agrícola do estado a promover a mudança do curso de Técnico Agrícola para Técnico em Agroecologia. “É uma experiência impar na educação no Brasil. Há uma tendência mundial da agroecologia e com certeza será ainda maior. Consumir alimentos de boa procedência sem agrotóxicos significa bem estar e saúde”, destacou o presidente da Associação das Escolas Família Agrícola do Estado de Rondônia – AEFARO, Erni Santos Lima.
Para a prefeita, Professora Sonia todo o investimento feito na educação é importante. Segundo ela a formação é a mola mestra para a construção de cidadãos. “Eu reforço, nós estamos em uma região em que a agricultura é responsável por sustentar a economia, por tanto nós fazemos questão que a EFA esteja sempre atuando e formando empresários do campo”, frisou.Sonia destacou ainda a participação de Anselmo de Jesus, enquanto deputado na construção da escola. “Hoje ele não é mais deputado, mas deixou sua marca”, completou.
De acordo com o secretário de educação Leomar Lopes o executivo está sempre disposto a contribuir para o crescimento da EFA, mas sem interferir na politica de gestão e pedagógica da escola.
O vereador Benildo Márcio da Silva se comprometeu em acompanhar e fiscalizar a execução das obras, para que sejam realizadas de acordo com o que rege o contrato. “A EFA é uma escola diferenciada e o meu papel é fiscalizar a obra e a aplicação desse recurso”, ressaltou.
Segundo o deputado estadual, Lazinho da Fetagro o conhecimento que alunos absorvem durante o tempo que permanecem na instituição devem repassadas.
Na ocasião o deputado falou da sua indignação com a falta de atenção por parte do governo do estado com relação às EFAs. “Enquanto deputado estou perdendo a paciência. E o grito da Terra é a minha última tentativa com o governo para que repasse o dinheiro repassado pelo governo federal. Não dá mais para brincar de dizer que está ajudando e os pais terem que tirar dinheiro do bolso para ajudar manter a escola”, disse.
O deputado assumiu ainda o compromisso de destinar no próximo ano uma emenda para aquisição de ar condicionado para climatizar a escola.
Outras ações
Recentemente a prefeitura expandiu a área da escola, quando um terreno de 10 alqueires, o espaço deve ser usado para pesquisas cientificas.
No inicio destinou servidores, trator, além de construir um poço artesiano e contribuir com repasse através de convênio firmado com a entidade.
Fonte: Clemilson Rodrigues
Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho
Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por
Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos
Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n
Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho
Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir
Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos
A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,