Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Povo indígena Cinta Larga é tema de debate na FAAR



Nesta sexta-feira, às 19h30, na FAAR (Faculdades Associadas de Ariquemes), estará em debate o tema “A Luta pelos Direitos Indígenas e os Desafios dos Povos Cinta Larga”, com a participação do procurador da República Reginaldo Trindade, que atua na defesa daquela comunidade indígena. Também participarão do debate a indigenista Ivaneide Bandeira, da Associação Kanindé; o professor mestre Marcus Vinicius Xavier Oliveira, da Unir; e a professora mestre da FAAR Odete Alice Carvalho.

O povo Cinta Larga é composto de cerca de dois mil índios que falam a língua Tupi Mondé e que estão distribuídos em quatro terras indígenas (Roosevelt, Parque Aripuanã, Serra Morena e Aripuanã) na divisa dos estados de Rondônia e Mato Grosso. O procurador da República Reginaldo Trindade falará sobre sua atuação no Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) com relação à defesa desta comunidade indígena.

Dentre os temas que serão abordados estão a exploração dos diamantes no território indígena, os esforços para paralisar a exploração ilegal, o dilema 'proteção versus repressão', o descaso do governo federal, as medidas judiciais e extra-judiciais feitas pelo MPF/RO, os projetos de alternativas econômicas, sociais e culturais.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento