Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Posto fiscal vai manter Rondônia como área livre da aftosa


A Base Agropecuária de Rolim de Moura do Guaporé, também conhecido como Porto Rolim, distrito de Alta Floresta Do Oeste, na fronteira com o Estado Plurinacional da Bolívia (há 700 km de Porto Velho) vai atender uma extensão de 350 km atingindo todo o Vale do Guaporé.

Durante a inauguração o governador Confúcio Moura destacou os investimentos feitos neste setor em seu governo, afirmando que o Estado atualmente tem realizado um trabalho árduo para que Rondônia continue seu posicionamento como federação livre da Febre Aftosa com o amplo trabalho de vacinação. “É tanto que fazemos amistosamente vacinação do rebanho boliviano num trecho de 50 km da faixa de fronteira que divide as duas nações”, disse o governador.

Confúcio ainda destacou quanto aos cuidados tomados ao longo das administrações, tanto no governo de Valdir Raupp, José de Abreu Bianco e demais governadores para que Rondônia fosse hoje um exemplo como Estado preocupado com o rebanho, destacando ação dos agentes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), que em parceria com o governo de Evo Morales imunizam o rebanho num raio de 50 km dentro do território estrangeiro.

O presidente da Idaron, Marcelo Henrique, destacou que a implantação da base no distrito é de extrema importância, visto que com isso a proporia população do vilarejo toma pra si o local como referência. O chefe da pasta ainda afirmou “que o Posto Fiscal servirá daqui pra frente como modelo para os outros que serão abertos, como em União Bandeirantes. Em 2014, segundo ele, está prevista a reforma dos postos de fiscalização, além da renovação da frota, garantindo ainda mais agilidade nos serviços desenvolvidos na área”, informa.

O superintendente Federal de Agricultura (SFA/RO) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Valtelins Calaça, lembrou que a instalação da base somente foi possível graças a um trabalho conjunto, entre governo estadual e federal, como a participação efetiva do governador Confúcio Moura. “Um administrador preocupado com a segurança e qualidade do rebanho rondoniense”, afirma Calaça que ainda destacou as políticas fiscais aplicadas pelo governo estadual que resultam em investimentos em torno da área agropecuária.

O Posto Fiscal da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) emitirá Guia de Transporte Animal (GTA), além de realizar atendimento aos produtores desta região. Para isso o governo do Estado por meio da Agência vai subsidiar os trabalhos disponibilizando servidores, com colaboração de outros das outras unidades.

Segundo o presidente da Idaron, Marcelo Henrique a presença do Posto de fiscalização impedirá o trafego de produtos de origem animal e vegetal que possam ser trazidos da Bolívia de forma ilegal.

Com recurso na ordem de R$ 374.890,11 o Posto Fiscal foi erguido por meio da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado (Mapa), e Fundo de Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem) e Governo da Cooperação.

Para o prefeito de Alta Floresta do Oeste, Vantuil do Posto agradeceu a parceria do governador Confúcio Moura no que diz respeito aos investimentos que são destinados pelo governo ao município. Todos os recursos repassados pelo governador são alocados para o desenvolvimento do bem-estar da população, esclarece.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)