Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Posto fiscal vai manter Rondônia como área livre da aftosa


A Base Agropecuária de Rolim de Moura do Guaporé, também conhecido como Porto Rolim, distrito de Alta Floresta Do Oeste, na fronteira com o Estado Plurinacional da Bolívia (há 700 km de Porto Velho) vai atender uma extensão de 350 km atingindo todo o Vale do Guaporé.

Durante a inauguração o governador Confúcio Moura destacou os investimentos feitos neste setor em seu governo, afirmando que o Estado atualmente tem realizado um trabalho árduo para que Rondônia continue seu posicionamento como federação livre da Febre Aftosa com o amplo trabalho de vacinação. “É tanto que fazemos amistosamente vacinação do rebanho boliviano num trecho de 50 km da faixa de fronteira que divide as duas nações”, disse o governador.

Confúcio ainda destacou quanto aos cuidados tomados ao longo das administrações, tanto no governo de Valdir Raupp, José de Abreu Bianco e demais governadores para que Rondônia fosse hoje um exemplo como Estado preocupado com o rebanho, destacando ação dos agentes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), que em parceria com o governo de Evo Morales imunizam o rebanho num raio de 50 km dentro do território estrangeiro.

O presidente da Idaron, Marcelo Henrique, destacou que a implantação da base no distrito é de extrema importância, visto que com isso a proporia população do vilarejo toma pra si o local como referência. O chefe da pasta ainda afirmou “que o Posto Fiscal servirá daqui pra frente como modelo para os outros que serão abertos, como em União Bandeirantes. Em 2014, segundo ele, está prevista a reforma dos postos de fiscalização, além da renovação da frota, garantindo ainda mais agilidade nos serviços desenvolvidos na área”, informa.

O superintendente Federal de Agricultura (SFA/RO) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Valtelins Calaça, lembrou que a instalação da base somente foi possível graças a um trabalho conjunto, entre governo estadual e federal, como a participação efetiva do governador Confúcio Moura. “Um administrador preocupado com a segurança e qualidade do rebanho rondoniense”, afirma Calaça que ainda destacou as políticas fiscais aplicadas pelo governo estadual que resultam em investimentos em torno da área agropecuária.

O Posto Fiscal da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) emitirá Guia de Transporte Animal (GTA), além de realizar atendimento aos produtores desta região. Para isso o governo do Estado por meio da Agência vai subsidiar os trabalhos disponibilizando servidores, com colaboração de outros das outras unidades.

Segundo o presidente da Idaron, Marcelo Henrique a presença do Posto de fiscalização impedirá o trafego de produtos de origem animal e vegetal que possam ser trazidos da Bolívia de forma ilegal.

Com recurso na ordem de R$ 374.890,11 o Posto Fiscal foi erguido por meio da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado (Mapa), e Fundo de Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem) e Governo da Cooperação.

Para o prefeito de Alta Floresta do Oeste, Vantuil do Posto agradeceu a parceria do governador Confúcio Moura no que diz respeito aos investimentos que são destinados pelo governo ao município. Todos os recursos repassados pelo governador são alocados para o desenvolvimento do bem-estar da população, esclarece.

Fonte: Decom

 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam