Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho: Semusa faz acompanhamento de desabrigados no ginásio Fidoca


Porto Velho: Semusa faz acompanhamento de desabrigados no ginásio Fidoca - Gente de Opinião

Levantamento é feito para verificar as condições de saúde dos desabrigados

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza o acompanhamento das famílias que estão alojadas no ginásio Fidoca, devido a cheia do rio Madeira, em Porto Velho.

Na manhã desta quinta-feira (7/3), técnicos de imunização, vigilância sanitária e controle de zoonoses estiveram no ginásio para fazer levantamento das principais necessidades e condições de saúde dos desabrigados.

Os cartões de vacinas das crianças e adultos foram conferidos e enfermeiros também orientaram as famílias sobre a higiene e prevenção de doenças. De acordo com a gerente de imunização, Elizeth Gomes, nessa primeira visita, foi feito apenas um levantamento. “Nosso papel é prevenir para que não venha ocorrer doenças”.

Como o ginásio fica próximo a unidade básica de saúde Agenor de Carvalho, os profissionais de saúde da unidade são orientados para o atendimento a essa demanda. “Uma equipe de saúde da família vai fazer o acompanhamento também com visitas a essas pessoas”, informou Igor Amorim, gerente da Divisão de Estratégia de Saúde da Família.

A Vigilância Sanitária e controle de zoonoses também estiveram no local para inspecionar a estrutura do abrigo e verificar a presença de animais, para que as medidas necessárias sejam tomadas, para evitar problemas quanto a presença desses animais. Também foi dada orientação para evitar contaminações.

O plano de ação da Semusa, tem como estratégia colocar em prática medidas de prevenção e controle para evitar surtos e epidemias, principalmente de leptospirose e diarreias associadas a ocorrência de enchentes.

As unidades de saúde estão orientadas a dar prioridade a pacientes que apresentem os sintomas da doença, que podem ser febre, cefaléia, vômito, diarreia, dor pelo corpo, dor na panturrilha (batata da perna), coloração amarelada da pele e das mucosas ou sintomas de gripe.

Mais Sobre Municípios

Morar Melhor: Candidatos a imóvel têm até dia 30 para pegarem o endereço no Tudo Aqui

Morar Melhor: Candidatos a imóvel têm até dia 30 para pegarem o endereço no Tudo Aqui

Os candidatos a beneficiários indicados ao Empreendimento Morar Melhor, em Porto Velho, que não compareceram ao sorteio de endereços realizado no dia

Ji-Paraná: Prorrogado o prazo de Inscrição para eleição dos Conselheiros Tutelares

Ji-Paraná: Prorrogado o prazo de Inscrição para eleição dos Conselheiros Tutelares

As inscrições para o processo eleitoral dos Conselheiros Tutelares que encerrariam nesta quarta-feira (22) foram prorrogadas para o dia 7 de junho.

Audiências públicas para elaboração da LOA iniciam nesta terça, 21/5

Audiências públicas para elaboração da LOA iniciam nesta terça, 21/5

Nesta terça-feira (21/5), têm início as audiências públicas para participação popular na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Porto Velho. A

Ji-Paraná: Campanha contra exploração sexual de crianças tem apoio de maratonistas

Ji-Paraná: Campanha contra exploração sexual de crianças tem apoio de maratonistas

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da