Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho: Semusa faz acompanhamento de desabrigados no ginásio Fidoca


Porto Velho: Semusa faz acompanhamento de desabrigados no ginásio Fidoca - Gente de Opinião

Levantamento é feito para verificar as condições de saúde dos desabrigados

A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza o acompanhamento das famílias que estão alojadas no ginásio Fidoca, devido a cheia do rio Madeira, em Porto Velho.

Na manhã desta quinta-feira (7/3), técnicos de imunização, vigilância sanitária e controle de zoonoses estiveram no ginásio para fazer levantamento das principais necessidades e condições de saúde dos desabrigados.

Os cartões de vacinas das crianças e adultos foram conferidos e enfermeiros também orientaram as famílias sobre a higiene e prevenção de doenças. De acordo com a gerente de imunização, Elizeth Gomes, nessa primeira visita, foi feito apenas um levantamento. “Nosso papel é prevenir para que não venha ocorrer doenças”.

Como o ginásio fica próximo a unidade básica de saúde Agenor de Carvalho, os profissionais de saúde da unidade são orientados para o atendimento a essa demanda. “Uma equipe de saúde da família vai fazer o acompanhamento também com visitas a essas pessoas”, informou Igor Amorim, gerente da Divisão de Estratégia de Saúde da Família.

A Vigilância Sanitária e controle de zoonoses também estiveram no local para inspecionar a estrutura do abrigo e verificar a presença de animais, para que as medidas necessárias sejam tomadas, para evitar problemas quanto a presença desses animais. Também foi dada orientação para evitar contaminações.

O plano de ação da Semusa, tem como estratégia colocar em prática medidas de prevenção e controle para evitar surtos e epidemias, principalmente de leptospirose e diarreias associadas a ocorrência de enchentes.

As unidades de saúde estão orientadas a dar prioridade a pacientes que apresentem os sintomas da doença, que podem ser febre, cefaléia, vômito, diarreia, dor pelo corpo, dor na panturrilha (batata da perna), coloração amarelada da pele e das mucosas ou sintomas de gripe.

Mais Sobre Municípios

Hildon Chaves anuncia novas mudanças em seu secretariado

Hildon Chaves anuncia novas mudanças em seu secretariado

Objetivo é fazer com que a máquina pública seja mais ágil em prol dos anseios da populaçãoO prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou, nesta qu

Prefeitura entregará mais uma horta sustentável em Porto Velho

Prefeitura entregará mais uma horta sustentável em Porto Velho

Além de alimento, a horta fomenta o desenvolvimento das ações de educação ambientalO Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, entregará, nesta quinta-f

Candeias do Jamari: Câmara de Vereadores aprova projetos do executivo

Candeias do Jamari: Câmara de Vereadores aprova projetos do executivo

Projetos beneficiarão a cidade em várias áreasA Câmara de Vereadores de Candeias do Jamari, em sessão ordinária na noite desta segunda-feira, 18, apro

Prefeitura de Ji-Paraná promove pit stop contra o racismo infantil

Prefeitura de Ji-Paraná promove pit stop contra o racismo infantil

Nesta quinta-feira, 21,a partir das 8 horas, alunos do 5º Ano da escola Almir Zandonadi estarão participando de um pit stop educacional em frente a um