Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho: segunda fase da Chamada Escolar teve inicio na segunda-feira

2ª fase vai até esta quarta-feira (8) e a divulgação do resultado e efetivação de matrícula ocorrerá no período de 15 a 17 de janeiro


Porto Velho: segunda fase da Chamada Escolar teve inicio na segunda-feira - Gente de Opinião

Após a primeira fase da Chamada Escolar, que reúne informações sobre alunos que farão séries iniciais em 2020, começa a 2ª fase do processo para quem deseja mudar de escola em séries intermediárias.

Na segunda-feira foi aberta a 2ª fase da Chamada Escolar, na qual pais ou responsáveis que já foram cadastrados na 1ª fase devem acessar o sistema para selecionar uma das opções das escolas com vagas remanescentes, no site da Prefeitura ou WWW.matriculaonline.portovelho.ro.gov.br

O acesso para a consulta da inscrição pode ser realizado via protocolo ou pelo CPF do responsável. No link “editar”, o responsável pelo estudante confere os dados já cadastrados e, caso necessário, deverá editar ou avançar. Em seguida na opção “escola”, editar de acordo com a relação de escolas com vagas disponíveis.

O período de acesso ao sistema para a 2ª fase da Chamada Escolar teve início na segunda-feira e vai até esta quarta-feira (8). A divulgação do resultado e efetivação de matrícula da 2ª fase ocorrerá no período de 15 a 17 de janeiro.

Quem não realizou cadastro na 1ª fase da Chamada Escolar, o sistema será reaberto na segunda quinzena do mês de janeiro para cadastro reserva.

O cadastro reserva é importante porque servirá para análise e planificação das ações da Semed, concernentes à adequação, ampliação ou construção de novas salas de aula na Rede Municipal de Ensino para atendimento da demanda.

Documentos:

Caso seja contemplado com a vaga, o responsável deverá comparecer à escola para efetivar a matrícula e garantir a vaga. No ato da efetivação da matrícula será obrigatória a apresentação dos seguintes documentos (original e cópia):

Certidão de nascimento;

CPF (Cadastro de Pessoa Física) do aluno (opcional);

2 fotos 3x4 (atualizadas)

Histórico escolar ou declaração de escolaridade;

Carteira de vacinação para crianças de até 06 anos de idade;

Cartão do SUS;

Cartão Bolsa Família;

Comprovante de residência;

Documento de Identidade (RG) e CPF do Pai/Mãe/Responsável Legal;

Documento Judicial de Guarda de menor se for o caso;

No caso de necessidade especial, apresentar laudo comprobatório.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)