Porto Velho (RO) segunda-feira, 2 de agosto de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho: sancionada a Lei que cria o Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A data é importante para que as mulheres negras sejam reconhecidas como parte da história da capital


Porto Velho: sancionada a Lei que cria o Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha - Gente de Opinião

Em breve cerimônia, o prefeito Hildon Chaves sancionou a Lei Nº 2.833, que instituiu o Dia Municipal da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O dia 25 de julho agora faz parte do calendário oficial de datas comemorativas. A solenidade aconteceu no espaço do Mercado Cultural, na Travessa Manelão.

A instituição do dia oficial da mulher negra, latino-americana e caribenha no município configura o reconhecimento da participação feminina e da negritude na constituição da cidade, que iniciou durante a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Elas também tiveram papel importante como educadoras.

Segundo o prefeito, é preciso iniciar um trabalho de sensibilização desde os primeiros anos escolares, por ser a fase em que se pode formar e interferir de forma positiva no caráter de meninos e meninas. “Não basta ter a Lei. Temos de agir para resgatar a nossa história”, disse Hildon Chaves.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Joelna Holder, a partir de agora, haverá uma nova leitura sobre a história local.

Prefeito disse que é preciso iniciar um trabalho de sensibilizaçãoPrefeito disse que é preciso iniciar um trabalho de sensibilização“Esta é uma oportunidade que temos para discutir ações efetivas e oferecer às mulheres, não somente às negras, uma discussão sobre a importância do papel de cada uma na sociedade”, disse.

EVENTO

Em comemoração à data, haverá, no Mercado Cultural, uma programação com o tema “Afroantilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar”, com exposição fotográfica, mostra cultural, palestras e Feira das Mulheres Empreendedoras. O evento ocorre de 21 a 25 de julho.

Participaram da cerimônia a reitora da Universidade Federal de Rondônia, Marcele Regina Nogueira Pereira, a secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Barros, a secretária-adjunta de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Liana Lima, o superintendente municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD), Vinicius Miguel, e o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Márcio Miranda.

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto Velho retoma projeto que prioriza qualidade de vida da população

Prefeitura de Porto Velho retoma projeto que prioriza qualidade de vida da população

Idealizado para que os porto-velhenses tenham mais qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos, o Projeto Viva Bem edição 2021, da Pre

Operação “Dia dos Pais” é realizada em Porto Velho para garantir direitos do consumidor

Operação “Dia dos Pais” é realizada em Porto Velho para garantir direitos do consumidor

O Governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon), Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem)

Porto Velho se mantém na Fase Amarela e amplia horário de funcionamento de estabelecimentos

Porto Velho se mantém na Fase Amarela e amplia horário de funcionamento de estabelecimentos

Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta quinta-feira (29), a Portaria nº 246/GAB/SEMUSA/2021, de 27 de julho de 2021, da Prefeitura de Po

Concessionária lança obras para universalizar o abastecimento de água tratada em Ariquemes

Concessionária lança obras para universalizar o abastecimento de água tratada em Ariquemes

A Águas de Ariquemes trabalha para universalizar o abastecimento de água tratada no município. Isso significa garantir água tratada com qualidade e