Segunda-feira, 14 de outubro de 2019 - 12h44

O prefeito Hildon Chaves se reuniu na sexta-feira (11), com o superintendente Célio Lopes, da Fundação Nacional da Saúde – (Funasa/RO) para tratar do projeto-piloto para a instalação de estações de tratamento de água na zona rural.
A Empresa de Desenvolvimento Urbano – Emdur ficará encarregada de realizar a construção das bases de sustentação das caixas de cinco mil litros e realizar a manutenção dos reservatórios.
“Assumimos o compromisso de construir três bases, este é um convênio com a Funasa, onde a fundação vai fornecer toda a estrutura que é de baixo custo com um filtro que tem capacidade de duração de dez anos, para melhor atender e levar água de qualidade à população dos três distritos, assim melhorando saúde pública”, disse o prefeito.
Ao todo serão instaladas três bases de tratamento Salta-Z na zona rural de Porto Velho, uma na Vila Calderita, Vila Rio Verde e outra na comunidade de Nova Aliança.
Sobre o Salta-Z
O sistema Salta-Z foi desenvolvido por servidores da Funasa e também segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais.
A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, conhecida como Salta-Z, é um projeto da a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que transforma água suja em potável para o consumo humano das populações mais carentes, ribeirinhas e quilombolas.
O equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira que está sendo considerada uma solução inovadora, além de ser simples consegue atender até 600 pessoas por dia em um custo médio de R$ 15 mil.
Participaram da reunião, o presidente da Emdur Thiago Tezzari a secretaria de saúde da Semusa Eliana Pasini e representantes da Semagric.
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)