Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho - Prefeitura e Funasa instalarão estações de tratamento de água na Zona Rural

Ao todo serão instaladas três bases de tratamento Salta-Z na zona rural de Porto Velho, uma na Vila Calderita, Vila Rio Verde e outra na comunidade de Nova Aliança


Porto Velho - Prefeitura e Funasa instalarão estações de tratamento de água na Zona Rural - Gente de Opinião

O prefeito Hildon Chaves se reuniu na sexta-feira (11), com o superintendente Célio Lopes, da Fundação Nacional da Saúde – (Funasa/RO) para tratar do projeto-piloto para a instalação de estações de tratamento de água na zona rural.

A Empresa de Desenvolvimento Urbano – Emdur ficará encarregada de realizar a construção das bases de sustentação das caixas de cinco mil litros e realizar a manutenção dos reservatórios.

“Assumimos o compromisso de construir três bases, este é um convênio com a Funasa, onde a fundação vai fornecer toda a estrutura que é de baixo custo com um filtro que tem capacidade de duração de dez anos, para melhor atender e levar água de qualidade à população dos três distritos, assim melhorando saúde pública”, disse o prefeito.

Ao todo serão instaladas três bases de tratamento Salta-Z na zona rural de Porto Velho, uma na Vila Calderita, Vila Rio Verde e outra na comunidade de Nova Aliança.

Sobre o Salta-Z

O sistema Salta-Z foi desenvolvido por servidores da Funasa e também segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais.

A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, conhecida como Salta-Z, é um projeto da a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que transforma água suja em potável para o consumo humano das populações mais carentes, ribeirinhas e quilombolas.

O equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira que está sendo considerada uma solução inovadora, além de ser simples consegue atender até 600 pessoas por dia em um custo médio de R$ 15 mil.

Participaram da reunião, o presidente da Emdur Thiago Tezzari a secretaria de saúde da Semusa Eliana Pasini e representantes da Semagric.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)