Segunda-feira, 14 de outubro de 2019 - 12h44

O prefeito Hildon Chaves se reuniu na sexta-feira (11), com o superintendente Célio Lopes, da Fundação Nacional da Saúde – (Funasa/RO) para tratar do projeto-piloto para a instalação de estações de tratamento de água na zona rural.
A Empresa de Desenvolvimento Urbano – Emdur ficará encarregada de realizar a construção das bases de sustentação das caixas de cinco mil litros e realizar a manutenção dos reservatórios.
“Assumimos o compromisso de construir três bases, este é um convênio com a Funasa, onde a fundação vai fornecer toda a estrutura que é de baixo custo com um filtro que tem capacidade de duração de dez anos, para melhor atender e levar água de qualidade à população dos três distritos, assim melhorando saúde pública”, disse o prefeito.
Ao todo serão instaladas três bases de tratamento Salta-Z na zona rural de Porto Velho, uma na Vila Calderita, Vila Rio Verde e outra na comunidade de Nova Aliança.
Sobre o Salta-Z
O sistema Salta-Z foi desenvolvido por servidores da Funasa e também segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos e custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais.
A Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, conhecida como Salta-Z, é um projeto da a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que transforma água suja em potável para o consumo humano das populações mais carentes, ribeirinhas e quilombolas.
O equipamento é um tipo de filtro com tecnologia totalmente brasileira que está sendo considerada uma solução inovadora, além de ser simples consegue atender até 600 pessoas por dia em um custo médio de R$ 15 mil.
Participaram da reunião, o presidente da Emdur Thiago Tezzari a secretaria de saúde da Semusa Eliana Pasini e representantes da Semagric.
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade
Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira
A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal
O Sebrae em Rondônia apresentou, na manhã desta terça-feira (18), na Prefeitura Municipal de Cacoal, a minuta da Lei Municipal de Inovação. O docume

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades
O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)