Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho: furto de materiais da iluminação prejudica população e traz prejuízos aos cofres públicos

Orientação é para que os moradores ajudem denunciando ocorrências através do telefone 190


Porto Velho: furto de materiais da iluminação prejudica população e traz prejuízos aos cofres públicos - Gente de Opinião

Uma prática criminosa que continua a prejudicar os cofres públicos e a segurança da população é o furto de materiais ligados à iluminação pública. Só no primeiro semestre, os danos à Prefeitura de Porto Velho chegam a R$ 500 mil.

São furtados transformadores, fios e cabos de energia elétrica. A população é a primeira prejudicada, porque as ruas ficam sem iluminação e, consequentemente, quem transita por elas corre riscos.

No primeiro semestre de 2021, seis pontos da cidade registraram esse tipo de ocorrência, com predominância em áreas próximas a viadutos e praças.

Segundo o diretor-presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, o prejuízo vai além do furto: “O Município acaba tendo um custo adicional para refazer a instalação elétrica e a população que fica sem iluminação até que o serviço seja normalizado”, explica.

De acordo com os últimos registros, uma parte expressiva dos autores são de usuários de entorpecentes que furtam os materiais com o objetivo de extrair metais, como cobre e alumínio, e vendê-los no mercado a um preço irrisório.

A orientação da Emdur é para que os moradores denunciem estas ocorrências através do telefone 190, acionando equipes da Polícia Militar.

A empresa busca outras formas de combater a prática criminosa. “Está em estudo a elaboração de uma minuta de um projeto de lei que prevê a compra desses materiais mediante a apresentação de nota fiscal. Acreditamos que atingiremos o centro nervoso deste comércio ilegal”, explica o diretor.

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)