Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho foi o terceiro município do Brasil que mais apresentou projetos no PAC 2025

Ao todo, foram 21 projetos em todos os eixos do Programa, entre eles a construção de novas creches e unidades de saúde, drenagem urbana e renovação da frota do Samu


Entre os projetos apresentados está a construção de dez escolas de educação infantil - Gente de Opinião
Entre os projetos apresentados está a construção de dez escolas de educação infantil

Na perspectiva de alavancar o desenvolvimento de Porto Velho e atender o mais urgente possível as principais demandas da população em diversas áreas, o prefeito Léo Moraes determinou à Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), que projetos fossem inscritos em todos os eixos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2025.

“As obras do Novo PAC em Porto Velho são fundamentais para enfrentar problemas históricos como alagamentos, descarte irregular de lixo e falta de infraestrutura básica. Esses investimentos fortalecem a cidade, melhoram a qualidade de vida da população e promovem inclusão social. É uma chance real de transformar Porto Velho com planejamento, sustentabilidade e geração de empregos”, destacou o prefeito Léo Moraes.

De acordo com o titular da Semesc, Antônio Prata, No total foram inscritos 21 projetos, colocando Porto Velho como o terceiro município do Brasil que mais apresentou projetos, ficando atrás, apenas, de Uberlândia (MG) e Fortaleza (CE).

Entre os projetos apresentados, estão a construção de dez escolas de educação infantil (creches), aquisição de ônibus para o transporte escolar, ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ampliação da sede do Samu e construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Antônio Prata também informou que o município está pleiteando recursos para aquisição de Unidades de Odontologia Móveis, kits de equipamentos para teleconsultas, combo de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde, construção de novos espaços esportivos comunitários, drenagem urbana, construção de policlínica e de centro de atenção psicossocial.

“São investimentos de extrema importância, que impactam diretamente no desenvolvimento do nosso município e mais ainda na qualidade de vida das pessoas. Estamos trabalhando conforme o planejamento estratégico elaborado pelo prefeito Léo Moraes”, completou Antônio Prata.

Caso o município seja atendido em todos os projetos, o volume de investimento chega a R$ 280.587.616,00.

NOVO PAC

Foram recebidas 35.1 19 propostas para a segunda edição do Novo PAC Seleções 2025, enviadas por 5.537 municípios - um total que corresponde a 99,4% das cidades do país.

Os projetos foram encaminhados por gestores no período de 24 de fevereiro e 31 de março. 0 programa pretende investir R$ 49,2 bilhões em 19 tipos de empreendimentos, organizados em quatro eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilient.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)