Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Está permitida a reabertura total do comércio, desde que respeitadas as normas de proteção


Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia - Gente de Opinião

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amarela para a Fase Verde, que é a 4ª e última etapa do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19. Conforme o Decreto Nº 17.690, de 19 de outubro de 2021, assinado pelo prefeito Hildon Chaves, as medidas entram em vigor nesta quarta-feira (20), data de publicação.

O Decreto leva em consideração o fato de Porto Velho ter alcançado a meta estabelecida na alínea “b”, do inciso IV, do Art. 4º do Decreto nº 17.364, de 21 de junho de 2021, que implanta a Fase Verde quando a aplicação da segunda dose da vacina atingir o índice de ao menos 50% (cinquenta por cento) da população do Município de Porto Velho.

De acordo com a Fase Verde, “fica autorizada a realização de shows e funcionamento de boates, de qualquer natureza, com ocupação nos limites de suas Licenças de Localização e Funcionamento ou equivalente”.

Conforme o documento, “ficam obrigados à apresentação de Comprovante de Vacinação da 2ª dose ou dose única da vacina contra a Covid-19, pelas pessoas (frequentadores) cuja imunização já tenha sido contemplada pelo Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, devendo esta condição de ingresso constar expressamente no ticket – comprovante de bilheteria do evento”.

Está permitida a reabertura total das atividades comerciaisEstá permitida a reabertura total das atividades comerciaisNa prática, significa que a partir de agora está permitida a reabertura total das atividades comerciais, educacionais, desportivas, religiosas e recreativas, desde que sejam respeitados os critérios de proteção à saúde coletiva, e exista medida de proteção efetiva (vacinação), além da higienização total e minuciosa do ambiente para receber o público.

OUTROS CUIDADOS

O local também deve fornecer álcool 70%, luvas, máscaras e demais equipamentos recomendados para manter a higiene pessoal dos funcionários e os demais que participarem das atividades devidamente autorizadas, bem como permitir a entrada somente de pessoas utilizando máscaras.

“Caso ocorra descumprimento das regras estabelecidas, haverá aplicação de multa e demais penalidades cabíveis, conforme legislação pertinente”, diz o Parágrafo Único do texto.

CRITÉRIOS OBEDECIDOS

Ocupação de leitos em Porto Velho está abaixo de 20%Ocupação de leitos em Porto Velho está abaixo de 20%Entre os principais critérios, a mudança para a última fase do plano considera a proporção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, na rede pública e privada de Porto Velho, com ocupação abaixo de 20% (vinte por cento), conforme avaliação da taxa de crescimento de casos ativos da doença nos últimos 14 dias.

As medidas adotadas estão de acordo com a Portaria Nº 359/2021, emitida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que assegura o avanço para a Fase Verde do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19.

FASE AMARELA

Na etapa anterior do Plano em Porto Velho, denominada Fase Amarela, era permitido o funcionamento de todas atividades, serviços, estabelecimentos e comércios, diariamente, até as 4 horas, com até 70% da capacidade de ocupação de cada ambiente, desde que respeitadas as recomendações sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus e as condições contidas na Licença de Localização e Funcionamento.

RETORNO DOS SERVIDORESDecreto determina o completo retorno do trabalho presencialDecreto determina o completo retorno do trabalho presencial

O prefeito Hildon Chaves também assinou o Decreto Nº 17.688, de 19 de outubro de 2021, que determina o retorno ao trabalho presencial a partir de 1º de novembro próximo, de todos os servidores públicos municipais que estavam afastados de suas funções pelo fato de pertencerem ao grupo de risco, em decorrência da Covid-19.

“Ficam automaticamente cessadas, a partir de 1º de novembro de 2021, todas as licenças e afastamentos do trabalho presencial concedidas aos servidores municipais enquadrados nos grupos de risco, seja por idade ou comorbidades, concedidas compulsoriamente ou a pedido”, diz o Art. 2º do documento.

Mais Sobre Municípios

Chegada do Papai Noel, chuva de neve artificial e música são atrações da Cantata de Natal Sicoob Credisul, que será aberta dia 17 de dezembro

Chegada do Papai Noel, chuva de neve artificial e música são atrações da Cantata de Natal Sicoob Credisul, que será aberta dia 17 de dezembro

O Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, em Vilhena (RO), já está todo decorado com muitas luzes e cores para receber os visitantes para a

Porto Velho inaugura decoração natalina com árvore de 30 metros de altura

Porto Velho inaugura decoração natalina com árvore de 30 metros de altura

Muitas luzes e interação entre as famílias. Na noite de domingo (5), foi aberta oficialmente a temporada de festividades natalinas pela Prefeitura de

Detran Rondônia participa da operação “Aciso” em Cabixi neste final de semana

Detran Rondônia participa da operação “Aciso” em Cabixi neste final de semana

As ações da operação “Ação Cívico-Social” (Aciso), serão retomadas no município de Cabixi neste sábado (3) pelo Governo de Rondônia e o Departamento E

Inauguração da iluminação natalina de Porto Velho acontece no próximo domingo (5)

Inauguração da iluminação natalina de Porto Velho acontece no próximo domingo (5)

O complexo turístico da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) será temporariamente aberto para visitação durante a temporada da programação Natal Luz